CIDADE

Desfile do Sete de Setembro reúne centenas de pessoas

OSÓRIO – Mesmo com a manhã de sábado (7) nublada, centenas de pessoas foram até a Avenida Marechal Floriano Peixoto para acompanharem o Desfile Cívico Militar do Sete de Setembro. De volta após não ser realizado no ano passado, o Desfile contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Após a execução do Hino Nacional, o Desfile teve início com a Marinha do Brasil. Após passagem das Forças Armadas e dos órgãos de Segurança locais, foi a vez das Escolas entrarem na Avenida. As primeiras foram as homenageadas Marino Braga, Ângelo Gabriel Boff Guaselli e Mirko Lauffer pelos aniversários de 05, 50 e 70 anos. Além das instituições de ensino, o professor Benito Barboza Izolan também foi homenageado, sendo lembrando em faixas e cartazes.

HOMENAGEADO

Natural de São Leopoldo, Benito chegou em Osório no início de 1953. No município, lecionou por mais de 35 anos na Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural), nas disciplinas de Geografia e História, tendo colaborado em outras instituições de ensino, como conselheiro e palestrante. O professor também foi importante para o Ensino Privado, colaborando com a criação dos Colégios Borges de Medeiros e Conceição (atual Colégio Cenecista Marquês de Herval), a Escola Normal La Salle, além da Faculdade Cenecista de Osório (Facos), hoje Centro Cenecista Universitário (Unicnec).

No Executivo osoriense, o professor atuou como secretário de Educação do município, entre 1993 e 1994, também tendo passagens pelas Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social. Ainda na política, concorreu aos cargos de deputado estadual (1982) e vice-prefeito (1985), não obtendo êxito. Benito foi casado com a Professora Yolanda Walkiria de Andrade Izolan, com a qual não teve filhos. Ele faleceu no dia 26 de fevereiro de 2019, aos 85 anos de idade.

DESFILE

Aproximadamente 50 escolas e instituições participaram do Desfile. Como é de costume, o Grupo Escoteiro do Mar Marquês do Herval (Gemar) levou uma tirolesa para a Avenida, arrancando aplausos do público presente. A Escola Bem-Me-Quer fez um resumo histórico dos 167 anos do município, desde o trem a vapor até o Parque Eólico. Já a Criança Feliz levou música para a Avenida, com a Banda formada pelos seus alunos.

Dando continuidade ao Desfile, os alunos do Colégio Cenecista Marquês de Herval chamaram a atenção do público avisando que o Marquês estava passando pela Avenida. As alunas da Escola Dezesseis de Dezembro realizaram uma apresentação de bambolê e fita, aparelho da Ginástica Rítmica. Carregando balões e flores brancas, a Escola Major de Alencar trouxe uma mensagem de paz. Já a Escola Infantil Algodão Doce distribui rosas, trazendo a seguinte frase do Pequeno Príncipe: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”.

Após a passagem das escolas, foi a vez das Secretarias Municipais passarem pela Avenida. Os veículos das Secretaria de Obras e Agricultura são sempre uma atração a parte. A parte da Assessoria e Esporte trouxe os projetos realizados na Vila Olímpica. Os alunos do Centro de Artes Marciais Jeonsa trouxeram um pouco dos movimentos do Taekwondo. Em seguida foi a vez nas entidades desfilarem na Avenida, incluindo o Grupo do Sesc Maturidade Ativa, as Arteiras de Atlântida Sul. Já o Grupo Trilheiros dos Ventos foi o responsável por encerrar o Desfile. A seguir veja algumas das fotos que registram o Desfile Cívico Militar em Osório:

Desfile contou com presença de diversas autoridades civis e militares.
Professor Benito Izolan foi homenageado durante o Desfile.
Marinha do Brasil deu início ao Desfile do Sete de Setembro.
Pelotão do Parque Histórico Marechal Osório.
Grupo de Escoteiros do Gemar levou tirolesa para a Avenida
Trenzinho da Escola Bem-Me-Quer.
Banda da Escola Criança Feliz.
Escola Cenecista Marquês do Herval.
Alunas da 16 de Dezembro deram show no bambolê.
Carregando balões brancos, alunos da Major trouxeram um pedido de paz.

Alunos do Jeonsa realizaram demonstração de Taekwondo.
Grupo de Trilheiros dos Ventos encerrou Desfile Cívico Militar.

Fotos: Lucas Rodrigues