Desfile do 20 de Setembro encerra Festejos Farroupilha

OSÓRIO – O tempo colaborou para o que um bom público pudesse ir até a Rua Marechal Floriano Peixoto na tarde de terça-feira (20), acompanhar o Desfile do 20 de Setembro, que marcou o encerramento dos Festejos Farroupilha na cidade. Durante o evento estiveram presentes o prefeito Roger Caputi; o presidente do Legislativo Charlon Muller; os vereadores Ed Moraes, João Pereira e Miguel Calderon; os secretários municipais Danjo Renê, Juarez Nunes e Moacir Galimberti, entre outras autoridades.
Após a execução do Hino Riograndense, os patrões das entidades tradicionalistas do município adentraram a Avenida carregando a chama crioula e as bandeiras das instituições. Nesse ano, foram homenageados os senhores Nelson Edgar Camargo dos Santos (in memória), sócio fundador e Patrão do Centro Nativista Vô Pompilio Nelson Camargo e Júlio Souza, nome que muito contribuiu com o Rodeio e Semana Farroupilha do município.
Na sequência, foi apresentado um breve histórico do 23º Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o qual conta com aproximadamente 100 entidades entre CTGs e Piquetes de Osório e dos outros 22 municípios do Litoral Norte gaúcho. Dando continuidade, a Mini Miss Mundial Baby, Alice Krod, de seis anos de idade, passou pela Avenida em um buggy.

DESFILE
Os integrantes do CTG Estância da Serra foram os primeiros a entrarem, seguidos pelo PTG Bocal de Prata, que realizaram uma apresentação de dança aos presentes. Depois foi a vez dos Piquetes de Laçadores (PLs) Tropeiro Velho e Vô Chico, o qual trouxe uma carreta de bois para a Avenida. Deram sequência, os PLs João Alves da Cunha, Presilha da Amizade e Amphilóquio Dias Marques, que levou para a Avenida uma charrete puxada por bois. Dando continuidade, passaram pela Avenida o Piquete de Laçadores José Inácio Pires e o Centro Nativista Vô Pompilio.

O Piquete de Laçadores Galdérios do Gesso trouxe uma demonstração da prova de laço. Logo após, passaram o PTG Guardiões do Pampa, o Centro Nativista Seriema, o Piquete de Laçadores Estância do Quilombo, o Centro Cultural Tradicionalista Marcos Bolzan, o PL General Osório e o PL Mathias Velho Pacheco, instituição tradicionalista mais antiga do 23º MTG. Na sequência, o Centro Nativista João Silvano levou um trator para a Avenida.

Mas nem sempre tudo sai como o planejado, foi o que aconteceu quando a pata de um potro conduzido por um integrante do PL Diamante Litorâneo que acabou ficando enroscada. Depois de algum tempo, o jovem conseguiu soltar a pata do animal e saudado pelos aplausos do público deu sequência ao desfile.
O PTG Fernando Ferreira Marques foi a próxima entidade a passar pela Avenida. No final, as Campeiras do PTG Bocal de Prata e do CTG Estância da Serra passaram pela Avenida. A segunda, inclusive, trouxe jarretes e carroças, com um cartaz dizendo: “Ser carroceiro não é crime”, foi assim que terminou o Desfile do 20 de Setembro, dando enceramento aos Festejos Farroupilhas deste ano no município.

FOTOS: Divulgação