Deputados aprovam projeto sobre inclusão de educação financeira nas escolas
Foto: Getty Imagens
Foi realizada na terça-feira (7), mais uma Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do RS (AL-RS). Durante a Sessão, foram votados e aprovados três Projetos de Lei (PLs), incluindo o PL no 231/2015, de autoria da deputada Any Ortiz (Cidadania). Conforme o texto, o projeto “dispõe sobre a inclusão do tema ‘Educação Financeira’ nas propostas pedagógicas” nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada do Estado”.
O PL foi aprovado com 34 votos favoráveis e seis contrários. Votaram contra o projeto os seguintes parlamentares: Fernando Marroni, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Stela Farias e Zé Nunes do PT, além de Luciana Genro do Psol. Além do texto, foi aprovada, de maneira unânime, uma emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a qual recebeu 46 votos favoráveis. A emenda autoriza o projeto a ser realizado e não o impõe como obrigatório.
Após a aprovação, a deputada Any ressaltou a importância do dia, não só para ela, mas também para “todos os entusiastas da educação financeira”. A proponente do projeto agradeceu ao deputado Elton Weber (PSB), que foi o relator da matéria na CCJ, e afirmou não ter nenhuma dúvida de que “o Parlamento irá sedimentar um marco de extrema importância no RS”: “Vamos aprovar um projeto que estabelece um novo paradigma dentro da educação”, enfatizou. Vale ressaltar que a deputada Any, quando era vereadora em Porto Alegre, já havia realizado um projeto semelhante, o qual também foi aprovado e que hoje está sendo colocado em prática nas escolas da capital.