Deputados aprovam parecer favorável a PL que propõe incluir Cavalgada do Mar no calendário oficial de eventos do RS
Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), o Projeto de Lei (PL) 591/2023. O texto, de autoria do deputado Marcus Vinícius (PP), propõe a inclusão da Cavalgada do Mar no calendário oficial de eventos do Estado. Na terça-feira (29), os parlamentares, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovaram por unanimidade o parecer favorável ao PL, que teve como relator o deputado Luciano Silveira (MDB).
Segundo Marcus Vinícius, incluir a Cavalgada do Mar no calendário oficial do Estado “é um passo fundamental para assegurar a continuidade e o reconhecimento deste evento, que atrai visitantes de diversas regiões e estimula a economia local. Além disso, reforça o compromisso do Estado com a valorização e preservação de sua identidade cultural”, afirmou o parlamentar durante a Justificativa do projeto.
EVENTO – A Cavalgada do Mar, tradicionalmente realizada em fevereiro, é promovida pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar (ICCM) e tem como objetivo a integração da comunidade com o movimento tradicionalista gaúcho. Em 2024, na sua 38ª edição, os cerca de 3,5 mil cavalarianos percorreram quase 300 quilômetros de distância pelas praias da região, saindo de Torres, com destino final o município de Palmares do Sul.
CRÉDITOS
Divulgação