Deputado realiza reunião com Governo Federal e municípios atingidos pelo ciclone
O deputado estadual Adão Pretto (PT), coordenador da Comissão Representativa de apoio às famílias e municípios afetados pelos ciclones, se reuniu na terça-feira (25), de maneira online, com o Governo Federal e representantes dos municípios gaúchos afetados pelos ciclones.
Conforme o parlamentar, a reunião foi um espaço para esclarecer e superar as etapas técnicas nos planos de trabalho e projetos, uma espécie de norte para que os municípios gaúchos possam acessar recursos disponibilizados pelo Governo Federal, por meio da Medida Provisória (MP) de R$ 280 milhões, anunciada pelo presidente Lula. “O Governo Federal já disponibilizou mais de R$ 10 milhões em apoio aos municípios que organizaram seus planos e projetos, e a reunião é para auxiliar que mais regiões acessem o crédito extraordinário”, disse o deputado.
Passada a reunião, haverá um encontro técnico nos próximos dias entre servidores do Governo Federal e das prefeituras, para o alinhamento dos próximos passos. “Temos recurso, temos orçamento, mas precisamos ajudar a destravar essa parte mais burocrática, para que seja possível voltar à normalidade das regiões atingidas”, declarou Edgar Pretto. O diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão, garantiu que os recursos são suficientes para atender o RS. “Tão logo a Defesa Civil Nacional ir aprovando os planos de trabalho, os recursos vão sendo liberados”, afirmou.
Somente no ciclone de junho, mais de 50 cidades gaúchas foram atingidas, sendo registradas 16 mortes. Além disso, 14.836 pessoas ficaram desalojadas e 1.520 desabrigadas. Vale ressaltar que o Pretto já propôs na Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS) a criação de uma frente parlamentar de trabalho e atenção aos efeitos climáticos no Estado, para que o assunto seja permanente, e não só em situações já ocorridas.
FALTA DE LUZ NO RS
Em relação a falta de energia elétrica que ocorre há mais de suas semanas em algumas cidades da região Sul do Estado, Edgar Pretto informou a abertura de representação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), exigindo da CEEE Equatorial prioridade nos atendimentos aos municípios. “Vamos cobrar do Governo do RS a contrapartida, porque não adianta ficar na conversa e sem uma contribuição efetiva. O Governo Federal está fazendo a sua parte, lembrando que pegou o orçamento zerado do governo passado”, destacou o deputado.