REGIÃO

Deputado Luciano Silveira vistoria situação de pontes no Litoral

O deputado estadual Luciano Silveira (MDB) esteve na manhã de quarta-feira (21), juntamente com o secretário de Transportes e Infraestrutura, Juvir Costella, vistoriando o início das obras de recuperação de duas pontes da região. Na ERS-474, a prioridade é a recuperação da ponte que desabou, interditando a via. O desvio emergencial, projetado pela EGR, passará por dentro da cidade de Santo Antônio da Patrulha, enquanto vai sendo providenciada uma ponte provisória. A expectativa da Secretaria de Transportes é de concluir esta parte o quanto antes, devido ao fluxo intenso de veículos pesados que terão de transitar pela principal avenida de SAP.

A partir disso, a travessia temporária passará a ser utilizada, até a substituição definitiva da ponte, que ainda não tem uma data definida para acontecer, uma vez que depende de detalhes técnicos de projeto, além de processos licitatórios. Além de agilizar a primeira etapa do serviço, por meio da remoção da estrutura danificada, as equipes técnicas também irão promover a construção de um desvio para viabilizar a circulação de veículos. A rota alternativa deve ser concluída no prazo de sete dias e os trabalhos de reconstrução da ponte devem terminar até o final de julho, dependendo das condições climáticas.

Já para a outra ponte, sobre o Arroio Carvalho, em direção ao Caraá, cuja queda deixou toda a região isolada, também está sendo providenciada uma passagem provisória, enquanto a nova ponte não fica pronta. Lembrando que as rotas alternativas para chegar a Caraá são duas vias municipais de estrada de chão: uma pelo Morro da Borússia, em Osório, e outra por Santo Antônio da Patrulha. “Nós estamos fazendo contato, também, com o Exército, para o envio de mais caminhões e máquinas para o Caraá, de forma a liberar as outras 40 pontes e acessos à comunidade que seguem obstruídos”, informou o deputado Luciano Silveira.

Foi iniciada a realização dos desvios para serem utilizados por motoristas enquanto novas pontes não ficam prontas. – FOTOS: Fabricio Santos