Deputado Luciano Silveira realiza balanço sobre Expointer
Após nove dias de evento, teve encerramento no domingo (3), mais uma edição da Expointer. Em 2023, mais de 800 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No último dia do evento, o deputado estadual Luciano Silveira (MDB) aproveitou para realizar um balanço sobre os resultados obtidos na Feira.
Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa/RS, o parlamentar avaliou como extremamente positivos os números divulgados pelos secretários de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. O faturamento neste ano chegou próximo aos oito bilhões de reais. “Foi um desempenho que superou as expectativas mais otimistas, tanto nos grandes negócios, de pecuária e máquinas agrícolas, quanto nas vendas do pavilhão da agricultura familiar”, resumiu o deputado.
O parlamentar também fez uma avaliação de sua primeira participação numa das mais importantes feiras agropecuárias da América Latina, especialmente na condução da comissão de Agricultura do parlamento gaúcho. “Nós tratamos de pautas extremamente relevantes para o nosso agronegócio. Primeiro, participamos da apresentação dos resultados do combate aos crimes rurais e da confirmação pelo governo da instalação de uma Decrab no Litoral. Depois, debatemos alternativas para uma política permanente de reservação de água e investimentos em irrigação. Além disso, fizemos o lançamento do Prêmio Folha Verde e debatemos o Plano Safra e as boas perspectivas para a colheita de verão no Rio Grande do Sul. Enfim, todos assuntos pertinentes e importantes para o setor primário gaúcho”, finalizou Luciano Silveira.
SIMPÓSIO
Dentro da programação da Expointer, o deputado osoriense participou na última quinta-feira (31/08), de um simpósio para debater ações visando a prevenção e enfrentamento das estiagens no RS. O evento foi realizado no auditório da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e teve a mediação da jornalista Gisele Loeblen, do Grupo RBS. “Não podemos nos preocupar com esse assunto apenas até a próxima chuva. Precisamos de políticas permanentes e medidas concretas, que evitem o desperdício de água e as eternas ações emergenciais, que amenizam, mas não resolvem o problema”, afirmou o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS).
Após o simpósio, Luciano comandou um Painel com o palestrante José Henrique Silva (diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário). Durante a sua fala, o palestrante detalhou sobre as novas regras para o Plano Safra 2023/2024. Segundo José Henrique, que o Comitê de Política Monetária (Copom) estuda flexibiliazar as regras para adesão das cooperativas ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nos atuais moldes, apenas cooperativas que possuem mais de 75% de seus associados oriundos da agricultura familiar têm direito ao crédito diferenciado. Caso o Copom confirme a alteração, este limite cairá para 60%, nos moldes do Plano Safra anterior.