Definidos os classificados para o mata-mata da Série Ouro da Copa Osório de Futsal
OSÓRIO – Seis partidas movimentaram o Ginásio Esportivo Municipal Rutílio Kestering (Cirão) durante a noite de quarta-feira (12). Os jogos definiram as últimas equipes classificadas para o mata-mata da competição nas categorias Veterano e Série Ouro.
No Veterano, em duelo pela liderança da chave A, o Santo Antônio (SAP) ficou no 1 a 1 com a AF da Praia (Capão da Canoa). Logo aos 4min de partida, Luciano (AF) acertou um chute em Luizinho (Sto. Antônio) dentro da área e a arbitragem não deu nada. Precisando vencer, a AF tinha a posse de bola e o Santo Antônio só se defendia. Até que aos 10min, em falta próxima a área, Luciano recebeu de Rodrigo e acertou um chute de bico no canto para abrir o placar para a equipe de Capão.
Aos 13min, o Santo Antônio chegou a empatar, mas a arbitragem parou a jogada, marcando falta de Luizinho na jogada. O camisa 09 do Santo Antônio não gostou da marcação, reclamou e levou cartão amarelo. Porém, no minuto seguinte, o mesmo Luiz roubou a bola e tocou para Joel empatar o jogo: 1 a 1.
O clima estava quente. Em lance sem bola, Evair (Sto. Antônio) deu uma cotovelada em Zoita (AF) dentro da área. A arbitragem não viu e os dois seguiram discutindo e se ameaçando, mesmo após o término do primeiro tempo. A partida seguiu pegada na segunda etapa, até que que, aos 11min, Luizinho acertou um pontapé em Rodrigo na lateral da quadra, levou o segundo amarelo e foi expulso. Após o lance, os jogadores das duas equipes seguiram discutindo e Zoita (AF) e Gabriel (Sto) acabaram sendo amarelados.
Com a expulsão, a AF colocou Rafa de goleiro linha, ficando na vantagem de 5 contra 3. Mas o Santo Antônio soube se defender e, no final, conseguiu segurar a igualdade em 1 a 1. Com o resultado o time patrulhense foi a 10 pontos, ficando em 1º lugar, com dois pontos a mais que a AF. Já a terceira colocação ficou com o Grêmio Atlético Osoriense (GAO), que terminou com quatro pontos. Atlântico (Palmares), com três, e Palmital, com dois pontos, deram adeus a competição.
Lembrando que o Santo Antônio garantiu vaga direta na semifinal, enquanto que AF e GAO passarão por um play-off para tentar chegar as semis.
Grupo B: Em duelo caseiro, o Fut Quinta derrotou o Milan por 2 a 1. A partida estava meio devagar, até que, aos 6min, o Fut Quinta abriu o placar. Em um bombardeio ao gol do Milan, após Valmor fazer duas defesas, Ricardo chutou no alto para vencer o goleiro e fazer 1 a 0. Depois disso, o Fut Quinta passou a tocar a bola, com o Milan muito passivo na marcação.
Depois de uma primeira etapa mais morna, o segundo tempo começou lá e cá, com ambos os times tendo chances para marcar. E, aos 5min, o Fut Quinta chegou ao segundo gol: Ricardo trouxe a bola para o meio e chutou entre as pernas de Valmor para fazer o 2 a 0. Com a desvantagem, o Milan foi para cima e depois de muito pressionar, chegou ao gol. Em um bate-rebate, a bola sobrou para Pepo, que finalizou duas vezes para vencer o goleiro Fernando, descontando para 2 a 1.
Entretanto, aos 13min, Jediel cobrou escanteio e Luis Augusto bateu de primeira para fazer 3 a 1 para o Fut Quinta. O Milan ainda voltou a descontar no minuto final com Leco, mas foi só. Mesmo com a derrota por 3 a 2, o Milan ficou na frente do Fut Quinta pelo Saldo de Gols (SG): +1 contra 0, terminando em 2º lugar. Porém, ambos vão disputar o play-off. O Milan vai enfrentar o GAO, em duelo de times de Osório. Já o Fut Quinta terá pela frente a AF da Praia.

Na outra partida da chave, o Santa Terezinha confirmou o 100% ao bater o Vila Futsal por 3 a 0. Ainda sonhando com a vaga, o Vila fez uma partida pegada contra o time de Imbé. O Vila teve ao menos três chances claras para empatar, mas Porém, acabou parando no goleiro adversário. E, quem não faz, leva. Aos 8min, o Sta. abriu o placar. Após cobrança de lateral, Jonas chutou, a bola bateu no goleiro, em Alberi, na trave e entrou: 1 a 0.
O segundo tempo estava morno, até que, aos 6min, o Santa Terezinha voltou a marcar. Cleber achou Jonas sozinho na área, que tocou para Carlos empurrar para as redes: 2 a 0. Já no minuto final, a bola foi jogada para a área do Vila e Vainer se jogou nela para fazer o terceiro, dando números finais a partida. Com 12 pontos em quatro jogos, o Santa Terezinha terminou em 1º no grupo B, garantindo a vaga direta para as semifinais. Já o Vila Futsal, com três pontos, deu adeus a competição juntamente com o Fênix (Imbé).

SÉRIE OURO
Resenha (SAP) e Guaipecas encerraram a chave A da categoria. Ambos precisavam golear: o Resenha para ir direto para as semifinais, enquanto que o Guaipecas para se classificar. Com missões praticamente impossíveis, os dois times fizeram um jogo movimentado, com direito a oito gols. Aos 2min e 30seg, aproveitando saída errada do Resenha, Luiz Vinicius dominou e bateu no canto para fazer 1 a 0 Guaipecas. Aos 9min, Luiz Vinicius roubou a bola e cruzou para Rony fazer o segundo.
Vendo sua equipe mal na partida, aos 10min o treinador do Resenha solicitou tempo. E, não é que a parada funcionou! Em menos de um minuto, o Resenha virou o placar. Aos 11min, em jogada de pé em pé, Julinho recebeu na área e chutou para o gol, descontando para 2 a 1. Trinta segundos depois, em replay do primeiro gol, Julinho deixou tudo igual: 2 a 2. Já aos 12min, Robinho recebeu no lado da quadra e bateu cruzado, virando o jogo para o Resenha: 3 a 2.
O Guaipecas voltou para cima no segundo tempo e, com menos de 2min, chegou ao empate. Em cobrança de escanteio, Jean recebeu na área, dominou e tocou na saída do goleiro para fazer o 3 a 3. A partida seguiu lá e cá, até que, aos 9min, Vini recebeu na área e chutou para fazer o 4 a 3 para o Resenha. No tudo ou nada, o Guaipecas colocou Leonardo de goleiro linha. Aos 14min, ele saiu jogando e perdeu a bola no meio da quadra para Chrystopher, que chutou para o gol vazio: 5 a 3 Resenha.
Com a vitória, o time de SAP chegou aos mesmos 10 pontos do BG, mas com saldo pior, terminando em 2º lugar no grupo, precisando disputar o play-off juntamente com o West Ham (Imbé), que ficou em terceiro com seis pontos. Já o Guaipecas, com três pontos, deu adeus a competição, juntamente com o Porto Futsal, que terminou zerado e na lanterna da chave.

Chave B: Atlético Nacional e Horti3B (Maquiné) fizeram um jogaço. Aos 4min, Bruno recebeu de Yuri e chutou cruzado, com a bola passando entre as pernas de Rafa: 1 a 0 Horti. Com marcação pressão, o Atlético chegou ao empate aos 9min e 30seg. Após roubada de bola, João Pedro encheu o pé dentro da área para deixar tudo igual: 1 a 1.
Aos 11min, Yuri (Horti3B) finalizou, mas a bola bateu nas duas traves e não entrou. No contra-ataque, Papel dividiu com o goleiro Jeisson e fez o 2 a 1, virando o jogo para o Atlético. Dois minutos depois, a equipe osoriense ampliou. Em bela jogada, Nyco chutou no cantinho para fazer o 3 a 1.
O time de Maquiné voltou em cima no segundo tempo e, depois de perder algumas chances, conseguiu descontar. Aos 4min, Henrique recebeu na área e chutou no alto para fazer o 3 a 2. Porém, dois minutos depois, o Atlético fez o quarto. Em jogadaça de Forlán, com direito a caneta no marcador, Bonilha recebeu na frente e tocou para o gol: 4 a 2.
Aos 8min, em lateral batido para a área, o Horti3B fez o 4 a 3. O lance gerou reclamação do Atlético, que alegou que o arremesso tinha sido feito com a bola rolando. Depois disso, o clima só piorou. Pouco tempo depois, Bruno foi pegar a bola em frente ao banco do Atlético para bater o lateral e recebeu um tapa de Papel, gerando uma discussão.
Com a bola voltando a rolar, o Horti pressionava, mas Rafa estava fechando o gol. Bastante nervoso, o treinador do Atlético, João Gabriel, exagerou nas reclamações com a arbitragem e acabou sendo expulso. A expulsão só deixou o Atlético mais nervoso. Aos 9min e 30seg, após falta marcada, Forlán deu um bico na bola, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na saída para o vestiário, o atleta saiu cuspindo marimbondos e sobrou até para a porta do ginásio, que recebeu socos e pontapés.
De volta a partida, o Horti chegou à igualdade aos 10 minutos. Bruno passou pelo marcador e chutou no canto para fazer o 4 a 4. Quando parecia que a equipe de Maquiné ia conseguira a virada, foi o Atlético que marcou. Aos 12min, em saída errada do Horti3B na entrada da área, a bola sobrou para Papel, que ajeitou no peito e, caído, tocou para as redes: 5 a 4.
Aos 13min, Yuri teve a chance para deixar tudo igual novamente, mas o camisa 06 do Horti, de frente para o gol, finalizou para fora. Na sequência, o jogo precisou ser interrompido devido ao treinador do Atlético João Gabriel, que, após ser expulso, foi para trás de um dos gols ameaçar a arbitragem e o goleiro adversário. Depois de muito tempo, ele foi retirado do ginásio e a partida pode seguir.
Com goleiro linha, o Horti3B tentou o empate, mas o Atlético soube segurar a pressão e garantir a vitória por 5 a 4. Mesmo com a derrota, o Horti terminou em 3º no grupo, com seis pontos, mesma pontuação do Zona Leste, mas com SG melhor: +6 contra +2. Agora, a equipe de Maquiné vai pegar o Resenha em busca de uma vaga na semifinal.
GOLEADA E CLASSIFICAÇÃO
O Atlético Nacional voltou a quadra para enfrentar o Villarreal, no último duelo da noite. Com o adversário já eliminado, o Atlético não teve dificuldades para vencer pelo placar de 10 a 4. Bonilha, TH (3x), Lopes (2X), Kakinho (2x), Gustavinho e João Pedro fizeram os gols do triunfo do Atlético. Marcelo, Cleisson (2x) e Samuel descontaram para o Villa.
Com 10 pontos, o Atlético terminou na liderança da chave, ficando três pontos a frente do segundo colocado, o Tropa do Gaúcho (Cidreira). Com isso, o Atlético avançou direto para as semifinais, enquanto que a equipe cidreirense vai ter que disputar o play-off contra o West Ham.
Lembrando que os jogos que vão definir os últimos semifinalistas, tanto do Veterano quanto da Série Ouro, serão realizados na próxima quarta (19), a partir das 19h e 30min. Os jogos, assim como toda competição, ocorrem no Ginásio do Cirão. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade osoriense. Quem preferir, pode acompanhar as partidas de casa, ao vivo pelo Youtube, no Canal De Primeira Transmissões.

CRÉDITOS: Lucas Rodrigues
