A chuva de granizo deu trégua, mas a Defesa Civil Estadual segue em prontidão devido à previsão de chuvas fortes e aos riscos de inundações e movimentos de massas em alguns municípios gaúchos. Na manhã deste domingo (20), foram emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertas hidrológicos de inundações e movimentos de massa para algumas localidades, com destaque para a Região do Vale do Taquari, no Centro do Estado. Neste momento, são 60 municípios atingidos pelos eventos climáticos que ocorrem desde a última quarta-feira (16) no Rio Grande do Sul. Levantamento das equipes de Defesa Civil aponta 5.350 famílias com prejuízos, o que representa 22.902 pessoas. Destas, 45 famílias (188 pessoas) das cidades de Tupanci do Sul, São José do Ouro, Lajeado e Estrela tiveram que ir para residências de familiares ou abrigos. A Defesa Civil do RS continua, neste domingo, entregando donativos para os municípios atingidos. Equipes também estão auxiliando e orientando as prefeituras e unidades de Defesa Civil locais. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone 199, que atende 24 horas.
Donativos
Na sexta-feira (18), começaram a ser entregues pela Defesa Civil materiais de ajuda humanitária para as cidades mais atingidas. Arroio do Sal foi a primeira a receber a remessa.
Foram levados lonas, colchões, agasalhos e cobertores, entre outros itens. Até a tarde de sábado (19), já tinham sido atendidos os municípios de Taquara, Parobé, Arroio do Sal e Livramento.