Darcy Assis dará nome a rua no Albatroz
OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (28), mais uma Sessão Ordinária do Legislativo osoriense. A Sessão da Câmara contou com a presença de 11 dos 13 vereadores: Luis Carlos Coelhão, Maicon do Prado, Marisa Kingeski, Ricardo Bolzan, Rosi Jardim e Rossano Teixeira do PDT; Danjo Renê, Fernando Palmital e Júlio Mirim do MDB; Miguel Calderon do PP; e Professora Isabel do PT. Vale ressaltar que os vereadores Dudu Pellegrini e Lucas Azevedo, ambos do MDB, não compareceram devido a problemas de saúde.
Durante a Sessão foram aprovados seis Pedidos de Indicação. Além disso, os vereadores aprovaram três Projetos de Lei (PLs), todos por unanimidade. Entre eles está o de no 146/2025. De autoria do presidente da Casa, Rossano Teixeira, o texto denomina uma via localizada na lateral da ERS-389 (Estrada do Mar), no bairro Albatroz, de Rua Darcy Assis.
Vale ressaltar que os vereadores já haviam aprovado no último dia 11 de março, um PL que denominava a rampa do Morro das Antenas, na Borússia, como Rampa de Voo Livre Darcy Assis. O Projeto 001/2025 também tem como proponente o vereador Rossano. Diante da situação, o presidente do Legislativo osoriense afirmou que o primeiro texto deverá ser alterado, com intuito de homenagear outro nome de destaque do Voo Livre local.

HOMENAGEADO
Darcy nasceu em Garibaldi, na Serra gaúcha, no dia 17 de fevereiro de 1926. Marceneiro, instrutor de voo à vela, instrutor profissional aeronáutico e microindustriário, ele foi o sócio-fundador do Clube de Planadores Albatroz, em 1950, tendo realizado o 1º Acampamento Nacional de Voo à Vela no clube, em 1956. Já em 1970, Darcy fundou a Albatroz Escola de Iniciação Profissional à Aeronáutica (AEIPA), responsável pela formação de inúmeros profissionais.
Sua inquietude o levou a se aperfeiçoar na construção de aviões. Entre seus projetos, destaque para dois: o Tiger Moth, aeronave inglesa da década de 30, e que foi utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) até a década de 40; e a réplica do avião Curtiss F. Boat, de 1913, que foi entregue a Marinha do Brasil. Ele faleceu em 26 de maio de 2005, na cidade de São Paulo (SP), aos 79 anos.

OUTROS PROJETOS APROVADOS
PL 107/2025 – De autoria do vereador Vagner Gonçalves, o texto institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. Doença crônica, ela causa dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono, devido a uma alteração na forma como o cérebro processa a dor. Suas causas exatas são desconhecidas, mas acredita-se que fatores como estresse, infecções, lesões, alterações genéticas ou distúrbios do humor possam contribuir para seu desenvolvimento.
PL 108/2025 – Também de autoria do vereador Vagner, o PL cria no município o Projeto Banco Vermelho, o qual prevê ações de conscientização e premiação de ações no âmbito do Agosto Lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. Segundo o texto, serão colocados bancos na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação, os quais constarão frases que estimulem a reflexão sobre o tema e contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, para eventual denúncia e suporte à vítima;
Após aprovados, os PLs deverão ser sancionados pelo prefeito Romildo Bolzan Júnior, passando a valer assim que forem publicados no Diário Oficial. Vale ressaltar que, todos os Projetos de Lei, assim com as proposições, estão disponíveis, em sua íntegra, no site da Câmara (camaraosorio.rs.gov.br).
PRÓXIMA SESSÃO
Na próxima terça-feira (04/11), acontecerá mais uma Sessão Ordinária da Câmara, a partir das 19h. Assim como de costume, ela será aberta a toda comunidade e contará com transmissão de maneira simultânea pela Página do Facebook e pelo Canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Osório.
EVENTO
Para celebrar o mês de valorização a pessoa idosa, a Câmara de Vereadores receberá na manhã desta sexta (31) a palestra intitulada ‘Envelhecimento e Longevidade: Desafios de bem viver na sociedade presente. O evento é aberto a toda comunidade osoriense e iniciará às 8h. Ele é organizado pela Associação Gerontólogos de Osório (Agero) e conta com apoio do Executivo, do Legislativo, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Clube de Mães Unidas Venceremos e do Sesc.

CRÉDITO FOTO 1 E 2: Lucas Rodrigues
CRÉDITO FOTO 3: Divulgação
CRÉDITO FOTO 4: Divulgação
