REGIÃOSAÚDESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Curso de Medicina para o Litoral Norte é pauta de reunião em Brasília

A implantação do curso de Medicina no Litoral Norte gaúcho é uma pauta que vem sendo discutida há muitos anos. Um dos incentivadores dessa luta, o deputado Luciano Silveira (MDB), desde que iniciou seu mandato Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), teve como uma das suas prioridades trazer o curso de Medicina para a região. E, ao que tudo indica, isso está cada vez mais perto de acontecer.

Na segunda-feira (11), o parlamentar osoriense esteve em Brasília (DF), onde cumpriu agenda no Ministério da Educação (MEC). Acompanhado da presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL-RS, Sofia Cavedon (PT), e de Alexandre Abreu, assessor do deputado federal Alceu Moreira (MDB), o parlamentar se reuniu com Gisele Viana Pires (diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC) Gisele Viana Pires e Alause da Silva Pires (coordenadora-Geral de Suporte à Política Regulatória e de Gestão dos Processos de Chamamento Público).

Em pauta, além da possibilidade de instalação de curso privado no Litoral, também foi levantada a possibilidade de abertura de edital para instituições públicas. “Nós expusemos o potencial da nossa região, que é aquela que mais cresceu no Estado na última década, e como a demanda pelo curso existe e é extremamente relevante para o Litoral Norte”, explicou Luciano.

Também presente no encontro, a diretora do Divisão de Formação Especializada (Difes), Tânia Mara Francisco, disse que, em relação à instalação deste curso também nas Universidades Públicas, é necessária a manifestação dos reitores destas instituições, neste sentido, para que se inicie um estudo de implantação.

As propostas de Universidades Privadas serão recebidas pelo MEC a partir do próximo dia 08 de abril, data de abertura do edital. Lembrando que o Campus da Unicnec Osório já demonstrou interesse em receber o curso de Medicina.

PESCADORES DO LITORAL

Ainda em Brasília, Luciano, acompanhado do deputado federal Alceu Moreira (MDB), esteve reunido na terça (12), com o ministro da Pesca, André de Paula. “Cobramos um maior auxílio e assistência por parte do governo aos pescadores de camarão do litoral gaúcho, os quais passam por problemas, já que, devido às chuvas excessivas, as lagoas não salgaram, prejudicando a reprodução dos camarões e, por consequência, inviabilizando a pesca”, explicou Silveira.

Ainda segundo o parlamentar, no final do encontro, o ministro solicitou que se faça um oficio com as necessidades dos pecadores. De acordo com o deputado Luciano, o documento deverá ser encaminhado na próxima semana, por meio do seu Gabinete na Assembleia Legislativa. Para finalizar, Silveira afirmou que fará uma cobrança mais forte na Câmara dos Deputados para que o auxílio seja viabilizado para os pescadores da região.

Deputados Luciano e Alceu em reunião com ministro da Pesca, André de Paula.