Curso de Medicina no Litoral será pauta de Audiência em Brasília

Curso de Medicina no Litoral será pauta de Audiência em Brasília

Não é de hoje que a vinda do curso de Medicina para o Litoral Norte gaúcho tem sido pauta de diferentes discussões políticas. O Centro Universitário Cenecista (Unicnec) de Osório é a única instituição da região classificada no edital que licenciará quatro universidades do Rio Grande do Sul para a oferta do curso.

Entre as exigências estabelecidas pelo edital, estão a média inferior a 2,5 médicos para cada mil habitantes; existência de hospital com pelo menos 80 leitos; capacidade para abrigar pelo menos 60 vagas e não ser impactado pelo plano e expansão dos cursos de Medicina das Universidades Federais.

Após o adiamento da definição de quais as instituições do Estado irão ser contempladas com o curso para o mês de agosto, os deputados osorienses Alceu Moreira e Luciano Silveira, ambos do MDB, resolveram agir e, na última quinta-feira (3), solicitaram uma Audiência Pública em Brasília (DF) para debater o assunto. O encontro com o ministro da Educação, Camilo Santana, deve ocorrer ainda em abril.

Conforme os parlamentares, a vinda do curso de Medicina para a região será fundamental para a ampliação da oferta de serviços de saúde, assim como o desenvolvimento regional. Na avaliação de Alceu, o diálogo será fundamental para que o ministro tenha conhecimento da realidade regional: “Temos muito respeito pela forma como o processo vem sendo conduzido e pelo esforço de todos, especialmente da reitora da Unicnec, Ludinara Scheffel. Mas, entendemos que alguns pontos devem ser transmitidos: a região ainda não oferta o curso e, ao mesmo tempo, foi a que mais cresceu durante e pós-pandemia, gerando uma demanda de serviços para que as pessoas que moram no Litoral possam viver e permanecer aqui”, declarou o deputado Federal.

Já o deputado Luciano, que chegou a promover uma audiência pública sobre o tema no Legislativo gaúcho, destaca que os municípios litorâneos estão mobilizados para que o curso de Medicina venha para a região: “Todos temos a dimensão do que essa oportunidade representará para nós, podendo formar médicos aqui. Isso possibilita, por exemplo, a cooperação do curso com as prefeituras e instituições de saúde, que terão profissionais extremamente qualificados à disposição da nossa população”, sugeriu Silveira.

CRÉDITO: Jackson Ciceri