CRPO comemora 24 anos de fundação
Na última quinta-feira (2), foi realizada a celebração dos 24 anos de instalação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral Norte (CRPO Litoral) em Osório. Na ocasião, foi realizado um almoço de confraternização entre os Policiais Militares (PMs) da ativa e da Reserva; efetivo da sede e dos Batalhões vinculados; ex-comandantes e autoridades civis. O evento ocorreu na área do quartel.
Durante o evento, o coronel da reserva Péricles Brasil Álvares recebeu a Comenda do CRPO Litoral por ter sido comandante. Vale ressaltar que no aniversário anterior do Comando Regional, todos os ex-comandantes foram agraciados com a honraria, menos o coronel Péricles que, na ocasião, não pôde comparecer.
Também foi prestada homenagem ao 1º sargento Marino Santos da Silva, um dos fundadores do CRPO Litoral, que passou à reserva remunerada no posto de 1º tenente no último mês de maio. O tenente Santos ingressou na Brigada Militar em 1988, tendo servido durante sua carreira no 8º BPM e, de janeiro de 1999 até se aposentar, no CRPO Litoral. No mesmo ato, o 8º BPM aproveitou para entregar a sua Comenda ao tenente Gilmar Cristiano Freitas de Oliveira (CRPO Lit/P4) e ao soldado Rodrigo Moraes Santos, da Patrulha Comercial do Batalhão, que não conseguiram receber a homenagem na comemoração dos 52 anos do Batalhão, no último mês de maio.
Houve pronunciamentos do vereador Ed Moraes (major RR), que falou em nome dos Poderes Legislativo e Executivo; do ex-comandante do CRPO Litoral e ex-comandante-geral da BM, coronel RR Sérgio Roberto de Abreu; do coordenador do Grupo Golfinho, tenente-coronel RR José Carlos Trevisan; e do comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros.
Todos lembraram períodos diferentes da história do CRPO Litoral e, com declarações emocionadas, foram unânimes em ressaltar a importância de promover o encontro de oficias e praças da ativa com aqueles que já se aposentaram. O tenente-coronel Humberto ainda enfatizou o espírito de união, e agradeceu o trabalho diário do efetivo e a organização do evento.
Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Osório, Roger Caputi; e os comandantes da Polícia Militar de Santa Catarina do 6º Comando Regional, o coronel Cristian Dimitri; e do 19º BPM, o tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette.
24 ANOS DO CRPO LITORAL
Criado em janeiro de 1998, junto com outros Comandos Regionais da Brigada Militar (BM), o CRPO Litoral foi instalado, efetivamente, em dois de julho daquele ano. A sua área de abrangência contempla os 23 municípios do Litoral Norte e duas cidades do Vale do Paranhana (Rolante e Riozinho), com policiamento ostensivo realizado pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), reforçado, em determinadas situações, pelo efetivo da sede do Comando Regional. Também estão sob a sua responsabilidade a Formação Sanitária Regimental (FSR) e o Canil Regional.
Além da gestão do policiamento ostensivo, planejamento e execução de diversas operações, incluindo a maior delas que é a Operação Golfinho, o CRPO Litoral realiza ações conjuntas com Unidades operacionais da BM, que também atuam na região, e com outros órgãos de segurança.
Foto: BM