Cremers vistoria Hospital de Osório
OSÓRIO – O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) recebeu na última terça-feira (10) a visita de uma equipe do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers). Atendendo pedido do Ministério Público do RS (MP-RS), foi realizada uma vistoria no local, principalmente nos setores de urgência e emergência.
Durante a vistoria, foi observado o funcionamento da instituição, a estrutura física e as instalações, assim como o fluxo de atendimento do Hospital. A equipe também verificou as escalas de trabalho, a disponibilidade de leitos para internação, o funcionamento do processo de transferência de pacientes, além de fazer uma análise sobre a adequação de medicamentos, equipamentos, insumos e acessos a exames.
Após a vistoria foi realizada uma reunião com a direção do HSVP. No encontro, a interventora Eleonora Gehlen Walcher apresentou a atual situação da instituição, que está sob intervenção do Estado desde outubro de 2022. Segundo Eleonara, o São Vicente de Paulo é “estratégico para a região”, sendo referência a 21 municípios na área ambulatorial e a sete em urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular. Ela ainda afirmou que o Hospital “tem condições de ampliar os serviços oferecidos”.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, destacou a importância do diagnóstico das estruturas e das condições de trabalho. “O Conselho (Regional de Medicina do RS) está atento ao funcionamento dos estabelecimentos de saúde no Estado e, por meio das ações de fiscalização, avança para garantir mais segurança à atividade médica e um serviço de qualidade à população”, declarou. Vale ressaltar que, após a elaboração do relatório de fiscalização, o Defis se reunirá com o diretor técnico do HSVP para apresentar apontamentos e, caso necessário, sugerir ajustes de condutas e procedimentos.
CRÉDITOS
Divulgação