GERAL

Cremers observa aumento nas denúncias contra médicos sem Registro de Qualificação de Especialista

Diante do aumento de denúncias contra médicos que estariam atuando como especialistas sem possuir Registro de Qualificação de Especialista (RQE), o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) alerta para a importância de os diretores técnicos dos serviços de saúde certificarem-se da qualificação dos profissionais contratados.

Como forma de incentivo, uma campanha do Conselho Federal de Medicina (CFM) oferece gratuidade na solicitação do RQE até 31 de julho. Podem fazer o registro médicos que fizeram residência médica ou que foram aprovados nos exames de título das sociedades médicas. Além de proporcionar segurança jurídica ao médico, o RQE garante ao paciente que será atendido por um profissional com conhecimento aprofundado na área. Segundo a Resolução 1.974/11 do CFM, “sem o número de RQE, o médico não pode anunciar em qualquer material de divulgação que é especialista”. Atualmente, o Estado conta com mais de 42,7 mil médicos especialistas registrados.

COMO OBTER O RQE

Todo o processo de solicitação é feito de forma on-line, através do Espaço do Médico, no site do Cremers. É necessário anexar o Certificado de Conclusão da Residência Médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC) ou o Título de Especialista conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB). Assim que o pedido for deferido pela Comissão de Registro de Especialista, o Certificado de Registro da Especialidade estará disponível no Espaço do Médico, na aba ‘Serviços’.