Cpers visita escolas do Litoral

Entre os meses de agosto e setembro, representantes do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) estiveram visitando aproximadamente 300 escolas da Rede Pública Estadual. A 3ª Caravana pela Democracia do Cpers promoveu debates, discutindo temas como estrutura física e quadro de professores e funcionários, entre outros assuntos.
Em relatório de fechamento da Caravana, a direção informou que “foi cumprido seu papel histórico, iniciado nos anos 1970, quando foi um dos primeiros sindicatos a sair às ruas para defender a democracia”. E nas visitas, a mobilização promoveu reflexão sobre o atual contexto e impactos nas escolas.
O presidente em exercício do Sindicato, Alex Saratt, durante a passagem da Caravana por Osório, considerou positiva a atividade. “Estamos no último dia desta terceira Caravana, que revela muito êxito no debate nacional e estadual. Tivemos um alcance muito bom sobre as questões referentes aos nossos direitos, ao IPE Saúde, à Previdência, além da importante discussão eleitoral sobre que futuro queremos para a educação pública”, explicou.
ENCONTRO DE FUNCIONÁRIOS
Entre os dias 21 e 22 de setembro, foram realizados nas cidades de Osório e Santa Maria (região Central), Encontros Regionais de Funcionários de Escolas. Realizado pelo Sindicato da categoria, o evento teve como objetivos fortalecer a identidade dos funcionários como educadores de fato, traçar caminhos para a profissionalização e resgatar a história de lutas de quem atua para garantir o bom funcionamento das escolas.
Aproximadamente 300 funcionários da ativa e aposentados participaram do evento. “A luta dos funcionários de escola é de todos nós. Somos educadores reconhecidos pela LDB, temos Plano de Carreira. Precisamos ser reconhecidos entre os nossos pares”, declarou a diretora do Departamento de Funcionários de Escola do Cpers, Juçara Borges.
