Corsan realiza ações na região

Corsan realiza ações na região

Dando continuidade ao trabalho realizado nos municípios do Litoral Norte gaúcho, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) finalizou a ampliação na rede de abastecimento de água no município de Balneário Pinhal. Por meio de uma parceria com os moradores, foram colocados 114 metros de rede na Rua Y-2, sendo beneficiadas seis famílias do bairro Sindipolo.

De acordo com a Corsan, a comunidade foi responsável pela compra da tubulação e a Companhia utilizou o seu maquinário e mão-de-obra. Segundo o gestor da Unidade de Saneamento da Corsan em Pinhal, Daniel Gomes Ferreira Júnior, essa parceria com as comunidades já foi realizada outras vezes. “A parceira beneficia ambas as partes com a diluição do custo do investimento e traz qualidade de vida, tendo água potável abastecendo as residências, além da valorização dos imóveis”, afirmou Daniel. Ainda em Pinhal, o balneário de Magistério deverá ser o próximo local a receber novas ligações de água.

FISCALIZAÇÃO

Também nesta semana, uma equipe Técnica da Corsan, juntamente com agentes da Vigilância Sanitária de Tramandaí, iniciou um trabalho de fiscalização para identificar locais onde ocorre utilização irregular de água de poços artesianos. A equipe de técnicos verifica a procedência da água. Onde houver poço, serão coletadas amostras para análise microbiológica. Outra equipe fica responsável pelo tamponamento de poços irregulares, conforme orientação da Vigilância Sanitária.

Estão sendo inspecionados restaurantes, pousadas, hotéis e supermercados. Segundo a Corsan, ao menos dois locais vistoriados estavam com poços artesianos irregulares, sendo os proprietários autuados. Conforme a Companhia, “os poços artesianos podem conter água contaminada, que não é tratada adequadamente e pode causar doenças. Além disso, podem contribuir com a escassez de águas subterrâneas se houver desperdício”, diz a Corsan, que ainda faz um alerta: “A água cristalina e sem odor não é garantia de potabilidade ou ausência de perigo no consumo. A recomendação é que a água não tratada seja usada apenas para tarefas como limpeza e jardinagem”, finaliza.

Agentes fiscalizaram postos artesianos em estabelecimentos de Tramandaí. – FOTOS: Corsan