Corsan investe R$ 5,8 milhões em regularização de abastecimento de água na região

Atividades sobre Educação Ambiental estão sendo realizadas em escolas de Tramandaí.

As ligações não regularizadas geralmente não atendem às normas e especificações técnicas na implantação das redes e acabam levando a deficiências de pressão e vazão nas áreas do entorno. Isso prejudica quem está regularizado. Com o objetivo de regularizar as ligações de água, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está realizando o programa Água, Vida e Cidadania, que contribui para o desenvolvimento social.

Além de garantir o acesso à água tratada, o Programa oferece isenção da taxa de primeira ligação e o trabalho técnico-socioambiental antes, durante e depois da obra, com permanência de um ano garantindo a melhoria da qualidade de vida das famílias. Pioneira ao receber o Programa no Litoral Norte gaúcho, ainda em 2022, Capão cadastrou 585 famílias da comunidade do Vale Verde. Além de regularizarem o fornecimento de água, elas tiveram a oportunidade de participar de dois cursos profissionalizantes: Design de sobrancelhas e Artesanato.

Depois de Capão, agora os municípios de Tramandaí e Cidreira estão participando do Programa, que conta com uma equipe técnica para auxílio às comunidades já habilitadas a aderir. O investimento da Corsan em novas ligações à rede de água nos dois municípios é de cerca de R$ 5,8 milhões.

Em Tramandaí, das 1.015 residências do bairro Portelinha, já foram feitos 658 cadastros de famílias que estão regularizando o abastecimento de água. Além disso, também está sendo realizada a segunda edição do curso de Cuidador de Idosos, sem contar as atividades de Educação Ambiental que ocorrem também são realizadas nas escolas do município, promovendo o engajamento dos moradores nos processos e serviços implantados pela Corsan.

Já em Cidreira, são 590 casas no bairro Chico Mendes que necessitam de regularização e, entre elas, 342 já estão cadastradas no programa. Alcançando a totalidade das residências que estão irregulares nos dois municípios, a Corsan estará colocando 13.034 metros de extensão de rede de água.

Segundo a Corsan, outras cidades da região também serão contempladas pelo Programa. Mais informações sobre o Água, Vida e Cidadania podem ser obtidas nos canais de relacionamento da Corsan com os clientes: app Corsan, site: www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), no telefone: 0800 646 6444 ou no Whatsapp: (51) 99704-6644.

REVITALIZAÇÃO NA ERS-030

A Corsan concluiu nesta semana a primeira fase do deslocamento de uma adutora que abastece a Cidade Baixa, em Santo Antônio da Patrulha. Na quinta-feira (28), ocorreu a interrupção do abastecimento de água em alguns bairros do município para a continuidade da obra. A interrupção ocorreu entre às 8h e 30min às 17h e 30min, atingindo os bairros Bom Princípio, Centro, Loteamento Ecovilly, Loteamentos Elite I e II, Menino Deus, Pitangueiras e São Rafael.

Executada em parceria com a prefeitura de SAP, a obra é, segundo a Corsan, “necessária para remoção da ponte próxima ao Arroio Pitangueiras”, em frente ao Pátio Urbano, e “vai viabilizar a revitalização da ERS-030 e melhorias de infraestrutura na região”. As próximas etapas serão realizadas de acordo com as condições climáticas, para garantir a segurança da equipe e a qualidade da obra. Uma das principais medidas de segurança será a interrupção temporária do tráfego no entorno, para proteção também de moradores da região e de motoristas e pedestres. Durante a intervenção, serão sinalizadas rotas alternativas de trânsito.

Obra realizada em parceria da prefeitura de SAP irá retirar ponte próxima ao Arroio Pitangueiras. – FOTOS: Corsan