GERALREGIÃO

Corsan instala nova rede de esgoto no Litoral

Dando continuidade aos investimentos no Litoral Norte gaúcho, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) finalizou a ampliação da rede de esgoto cloacal (doméstico) junto ao Hospital de Tramandaí (HT). Ao todo, foram implantadas cinco caixas coletoras e uma tubulação de 168 metros, entre as Avenidas Emancipação, Atlântica e Travessa Heitor Gil.

Segundo o gestor da Unidade de Saneamento da Corsan em Tramandaí, Tiago Marques, as melhorias atendem às novas necessidades da entidade, referência para mais de 75 mil moradores da região: “O Hospital está sendo ampliado e a nossa obra foi feita já prevendo o possível aumento no número de atendimentos. Outra característica é que, no entorno do Hospital, existe uma quantidade de restaurantes e lancherias que deixam as redes com maior propensão a acumular gordura”, explica Marques. O gestor também reforça a importância de a população fazer bom uso da rede coletora de esgoto e evitar o despejo de óleo usado de cozinha no ralo de pias. Isso causa excesso de gordura nas tubulações, entupimentos e extravasamento.

PREVENÇÃO E DANOS

As redes de esgoto devem receber apenas os dejetos domésticos. Misturar a elas o escoamento da água de chuvas causa sobrecarga e problemas como mau cheiro, retorno do esgoto para os imóveis, rompimento de rede e prejuízos ao meio ambiente. Além da conexão direta de água de chuvas ao sistema de esgoto, outros maus hábitos, como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgotamento sanitário, potencializam os danos. A seguir, veja como utilizar o sistema de esgoto doméstico corretamente:

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens etc) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto;
– Limpe periodicamente as caixas de gordura;
– Mantenha as caixas de inspeção tampadas, mas acessíveis;
– Não descarte o óleo de cozinha em pia, vaso sanitário ou tanque de lavar roupas. Quando vai para o esgoto, o óleo se acumula nos encanamentos, forma camadas espessas de gordura e entope as tubulações. Junte o resto de óleo em garrafas pet e entregue em locais de doação para reciclagem;
– Nunca conecte a rede pluvial (que recebe água de chuva) à rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências. – Se o esgoto doméstico vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele é lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando a poluição desses mananciais.

CRÉDITO
Corsan