CIDADE

Conselho Municipal de Trânsito retoma atividades

OSÓRIO – Após mais de um ano parado, o Conselho Municipal de Trânsito (CMT) retomou neste mês as suas atividades. A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito visa a participação dos conselheiros na discussão e deliberação sobre os temas mais importantes relacionados ao trânsito da cidade.

Na primeira reunião, que contou com a presença do secretário de Segurança Celso Ferri e do arquiteto Alencar Massulo, foram reconduzidos a direção os conselheiros da última gestão, ficando como presidente do CMT Sérgio Madalena. Após foram tratados diversos assuntos, incluindo o pedido de alteração do sentido da Rua da Lagoa, entre a OS-010 e o condomínio Interlagos, e a adoção de uma rótula em frente do condomínio. Também foram analisadas demandas relativas a organização do fluxo nos cruzamentos das Avenidas Ildefonso Simões Lopes e Brasil e o cruzamento da Rua Quinze de Novembro com a Avenida Getúlio Vargas.

Ainda durante o encontro, foram apresentados dois projetos. O primeiro, que está sendo estudado, é para a revitalização e instalação de novas placas de indicação de nomes de ruas. Segundo o secretário Ferri, a parceria Público/Privada intitulada ‘Adote uma Placa’, tem objetivo de padronizar as placas, atendendo a um novo layout, com possibilidade de inserção de propaganda comercial.

Já o outro projeto, apresentado pelo arquiteto Alencar, visa a revitalização viária e teria como piloto a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osmany Martins Veras, onde já acontece o programa ‘A Cidade das Crianças’, se expandindo futuramente para as demais instituições de ensino no município. Conforme Massulo, a ação também contará com a participação da Brigada Militar (BM), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (ACIO), entre outras entidades locais. “Em breve, poderemos testar iniciativas que pretendem transformar ruas, esquinas e demais espaços públicos em lugares mais seguros para todas as pessoas”, declarou.