CIDADE

Conhecidos os Conselheiros Tutelares de Osório

OSÓRIO – Milhões de pessoas em todo o país foram as urnas durante o último domingo (1), para elegerem os 6,1 mil Conselheiros Tutelares que atuarão no quadriênio 2024-2028. Em Osório, 5.491 pessoas compareceram aos 14 locais de votação para escolherem um dos 14 candidatos.

No final, os cinco mais votados foram eleitos. Com 659 votos, Fabiana Osório Kurtz (Bia), foi a mais votada, conseguindo sua reeleição. Além dela, Lena Gomes (586 votos) e Edilson Della Nina (480 votos), também conseguiram se reeleger, terminando como segunda e quarto mais votado, respectivamente.

Os novos nomes que tomarão posse no Conselho Tutelar do município no dia 10 de janeiro do ano que vem são Edinara da Silva Costa e Sérgio Reis (Serginho). Edinara foi a terceira mais votada, recebendo 563 votos. Já Sérgio, conquistou a última vaga, recebendo 451 votos, apenas 13 a mais que o sexto colocado Edison Lima. Edison (438 votos), ficará como suplente, juntamente com Jocelia (420 votos), Nice Soares (377 votos) e Moisés Degue – Mosa (327 votos).

CONSELHO TUTELAR

Para que não sabe, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que tem a função de cuidar dos direitos de crianças e adolescentes, sendo um dos principais canais entre a população e as autoridades públicas, dentro da rede de proteção da infância e juventude.

São os conselheiros tutelares que recebem notícias gerais de violações contra direitos de crianças e adolescentes, como pedidos por vagas em creche, denúncias de falta de atendimento a alunos com deficiência, informações sobre alunos que apresentam quadro recorrente de faltas nas escolas (o que pode indicar casos de negligência familiar), além de situações específicas de maus-tratos e violência contra o público infanto-juvenil. Os conselheiros tutelares também recebem essas informações, fazem a apuração e os devidos encaminhamentos aos órgãos responsáveis, de acordo com a situação reportada.