Congresso da Fecomércio-RS discutirá desafios e avanços nas relações sindicais e do trabalho
Entre quinta-feira (27) e sábado (29), a Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT) será palco do Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RS. Em sua nona edição, o evento terá como foco os desafios e avanços no campo das relações sindicais e do trabalho.
Entre os nomes confirmados, estão: Maria Cristina Peduzzi (ministra do Tribunal Superior do Trabalho), o desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa (presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT-4) e Roger Villarinho (desembargador no TRT-4). Além deles, o ator e humorista Nelson Freitas também participará do Congresso. Sua palestra, intitulada ‘O riso é um negócio sério!’, falará sobre sua trajetória marcada por superação e reinvenção. Ela ocorrerá às 10h e 30min de sábado, dando encerramento ao evento. A seguir veja a programação completa do Congresso:
PROGRAMAÇÃO
QUINTA (27/03)
19h – Cerimônia de abertura;
19h e 30min – Palestra Magna com a Ministra Maria Cristina Peduzzi: ‘Segurança Jurídica e Negociação Coletiva. Limites à Autonomia Negocial?’.
SEXTA (28/03)
9h – ‘Exame da competência constitucional da Justiça do Trabalho’ – Palestrante: Desembargador Ricardo Martins Costa (presidente TRT/4); Debatedor: Nelson Mannrich; ‘Novas modalidades contratuais e novos modelos de proteção’ – Palestrante: Nelson Mannrich: Debatedor: Desembargador Ricardo Martins Costa.
10h e 15min – ‘O Custo da insegurança jurídica na área trabalhista’ – Palestrante: Eduardo Pastore; Mediador: Iris Vidaletti.
11h e 15min – ‘Aplicação das regras da reforma trabalhista aos contratos vigentes antes da publicação da lei’ – Painelista: Luciana Diniz (Advogada da CNC).
14h – ‘Repouso semanal remunerado, feriados, banco de horas e regime 12×36 no comércio’ (visão dos negociadores e da Justiça do Trabalho) – Debatedores: Nilton Neco (presidente do Sindec), Flávio Obino Filho e juiz Tiago Mallmann.
15h e 45min – ‘Aspectos econômicos da proposta de redução da jornada de trabalho e manutenção dos salários’ – Painelista: Patrícia Palermo.
16h e 30min – ‘Uso de dados de geolocalização como prova da jornada de trabalho’ –Painelistas: Desembargador Roger Ballejo Villarinho e juiz Ary Marimon.
17h e 15min – ‘Reforma tributária e o impacto nos sindicatos empresariais’ – Palestrante: Tatiane Correa.
SÁBADO (29/03)
9h e 30min – Palestra com o desembargador Francisco Rossal de Araújo – ‘Prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho: normas internas empresariais e compliance no combate às formas de violência física, moral e psicológica no trabalho’.
10h e 30min – Palestra com o ator Nelson de Freitas – ‘O riso é um negócio sério!’.

CRÉDITOS: Divulgação