DESTAQUEREGIÃO

Comissão da Assembleia vai cobrar do governo solução para obras paralisadas em escola da região

Foi realizada na manhã de terça-feira (24), de maneira online, mais uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS). Durante o período disponibilizado para os Assuntos Gerais, a diretora da Escola Estadual Erica Marques, Vivian Vieira dos Santos, aproveitou para comunicar a situação precária da instituição de ensino de Terra de Areia.

Segundo Vivian, a escola está passando por reformas desde 2018, as quais já precisaram ser interrompidas em três oportunidades. Conforme a diretora da Escola Erica Marques, o prédio da instituição tem precariedade na instalação elétrica, transbordamento de um esgoto a céu aberto no meio do pátio e nos banheiros e sala administrativa. “Desde 2018, a cada abandono dos trabalhos novos problemas surgem e o prédio já sofreu mais de 20 arrombamentos”, declarou a educadora.

Em 2018, a Erica Marques foi contemplada com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), mas após três meses do seu início, as obras foram interrompidas pela empresa responsável pelo projeto. De acordo com Vivian Vieira, em 2019, a escola precisou ser interditada e uma nova empresa acabou assumindo as obras. Porém, em julho do ano passado, devido  a demora de sete meses do governo gaúcho em autorizar a continuidade do processo, a empresa acabou cancelando o serviço.

Atualmente, os 600 alunos da Erica Marques se encontram instalados em um Salão de Festas de uma sociedade esportiva de Terra de Areia, o qual foi alugado (de maneira provisória) pela Secretaria de Educação do município. Segundo a diretora, devido à falta de espaço no local alugado, os estudantes das séries finais do ensino básico e do Ensino Médio não puderam retornar às aulas presenciais ou híbridas, seguindo com as aulas de forma remota.

COBRAR DO ESTADO

Após o relato de Vivian Vieira, o Colegiado decidiu cobrar da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio de ofício, a conclusão das obras no prédio da escola de Terra de Areia. A ação foi proposta pelo presidente da Comissão, deputado Carlos Búrigo (MDB). Segundo o parlamentar, o Estado deve priorizar a conclusão de reparos nos prédios escolares. “O Estado não pode deixar que problemas burocráticos possam prevalecer nestas situações de atendimento à demandas da comunidade escolar”, ponderou.

De acordo com Búrigo, a secretária de Educação Raquel Teixeira vai estar presente na próxima reunião da Comissão da AL-RS, a qual vai ser realizada na próxima semana. Durante o encontro vão ser debatidos temas como: planejamento e organização do retorno às aulas, nova matriz curricular do Ensino Médio; protocolos sanitários a serem cumpridos; contratação de trabalhadores na Educação e andamento das obras em escolas da Rede Pública de ensino.

Foto 2: Divulgação

FOTO: Luiz Damasceno

Deputado Carlos Búrigo pede a governo gaúcho a conclusão das obras no prédio da escola de Terra de Areia.