Cirão recebe competição de Futsal

Cirão recebe competição de Futsal

OSÓRIO – Entre 30 e 31/08, o Ginásio Municipal Rutílio Kestering (Cirão) recebeu a primeira etapa da Copa NC Sports Libertadores de Futsal de Base. A competição conta com a participação de dezenas de equipes de diferentes regiões do RS. Levando a sério o nome da competição, o primeiro final de semana da Libertadores registrou um River e Inter, além de um Gre-Nal. Se bem que a Libertadores estava mais com mais cara de Liga dos Campeões da Europa (Champions League), com direito a times como: City (Tramandaí), Milan (Osório), Porto (Osório) e Valência (Sapucaia do Sul).

COMPETIÇÃO

Cada categoria conta com oito times cada, tendo formato igual. Eles são divididos em dois grupos com quatro cada um, onde jogam entre si, avançando os dois melhores de cada chave para as semifinais. Já os dois piores de cada grupo disputam um play-off com dois jogos para definirem as demais colocações.

No final, todas as equipes são premiadas com troféus e medalhas. Além disso, há premiação individual, sendo destacados os Artilheiros, Goleiros Menos Vazados e Melhores Técnicos. Não bastasse tudo isso, também são contemplados com medalhas os Melhores Atletas de cada partida, sendo escolhido um jogador de cada time.

Todos os jogos são disputados em tempo único de 15 minutos, com exceção das disputas do 5º e do 7º lugar, onde as partidas contam com um tempo de oito minutos. Em ambos os jogos, em caso de empate, o vencedor será aquele com melhor campanha na competição. Já nas semifinais (vencedores e perdedores), na disputa do 3º lugar e na grande final, caso as partidas terminem empatadas, a decisão será nos pênaltis, com três cobranças para cada lado.

SUB-09

Após grandes partidas, o título foi decidido entre CR Sports (Osório) e Valência (Sapucaia). Invicto na competição, o time osoriense chegou à final após uma bela vitória sobre o Genoma Sabará (Porto Alegre) por 3 a 0. Só que para ser campeão, a equipe da casa precisaria passar pelo 100% Valência, que vinha atropelando seus adversários.

Em uma bela jogada, o Valência abriu o marcador. Cassiano tabelou com Kauê e chutou, a bola tocou na trave e entrou: 1 a 0. Depois do gol, o CR Sports tomou conta da partida e foi para cima atrás do empate. O Valência seguiu se segurando, até que Enzo chutou de longe, a bola desviou no meio do caminho e acabou entrando devagarinho para o fundo das redes: 1 a 1. Com o duelo empatado, o jogo ficou aberto, com as duas equipes tentando o gol da vitória, o que não aconteceu. Terminado os 15min, a decisão do título foi para as penalidades máximas.

PÊNALTIS – O CR Sports fez 1 a 0 com Enzo. Na cobrança seguinte, Pedrinho encheu o pé, a bola bateu no travessão e saiu. Em seguida, Gabriel fez 2 a 0 para o time osoriense. Não podendo errar, Gustavo foi para cobrança e Benjamin fez a defesa, confirmando a vitória e o título da categoria Sub-09 para a equipe de Osório.

Já na disputa do terceiro lugar, o Tramandaí City levou a melhor sobre o Genoma, derrotando o time portoalegrense pelo placar de 3 a 2.

Águias Douradas terminou na segunda colocação da categoria Sub-13 após perder para Genoma (Poa) nos pênaltis.
Águias Douradas terminou na segunda colocação da categoria Sub-13 após perder para Genoma (Poa) nos pênaltis.

SUB-13

Após grandes jogos, a final foi decidida entre o Águias Douradas (Osório) e o Genoma Sabará (Poa). O time da casa chegou com 100% de aproveitamento a decisão, com direito a um 7 a 0 para cima do River Jr (Gravataí) na semifinal – maior goleada da Libertadores até o momento. Enquanto que o Genoma, mesmo também invicto, teve mais dificuldade, somando duas vitórias e dois empates nas quatro partidas disputadas.

A final começou bastante equilibrada. Com as defesas fechadas, o jeito era finalizar de longa distância. Pietro (Genoma) arriscou chute, Richard espalmou e no rebote, Matheus Santos, sozinho dentro da área, finalizou por cima do gol. Na sequência, Pietro mandou outro chute e de novo o goleiro do Águia defendeu.

A resposta do time osoriense saiu pouco tempo depois. Matheus tabelou com Gustavo Catatau e chutou cruzado, com a bola passando perto do gol. A partir daí o jogo ficou aberto. Davi (Genoma) recebeu sozinho na área, mas na hora da finalização acabou errando o chute. Em seguida, Matheus (Águia) finalizou e Bruno defendeu. Na jogada seguinte, Matheus Santos tabelou com Davi e só tirou do goleiro, a bola bateu no pé da trave e entrou: 1 a 0 Genoma. Na comemoração, todo o banco da equipe da capital entrou em quadra e acabou levando cartão amarelo.

Já na saída de bola, saiu o empate. A bola foi rolada para trás e Otavio acertou um belo chute do meio da quadra para deixar tudo igual: 1 a 1. Com a partida empatada, o clima esquentou, dentro e fora de quadra. Faltando quatro minutos para o final do jogo, o Genoma chegou a marcar o segundo gol, mas a partida já estava parada após a arbitragem marcar uma falta para a equipe de Poa na entrada da área. Depois da cobrança, Pietro chutou no alto e Richard defendeu.

Pouco tempo depois, Davi fez uma falta boba em Matheus na quadra de ataque: Resultado? Sexta falta do Genoma e tiro-livre para o Águia. Otavio foi para cobrança, mas Bruno fez uma defesaça. Depois do escanteio, Matheus chutou fraco e o goleiro do Genoma segurou firme. Em outro escanteio, só que desta vez para o Genoma, Juan emendou de primeira e acertou a trave. No contra-ataque, Otavio driblou dois marcadores e caiu dentro da área do Genoma, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Em lançamento direto para frente, Richard teve que sair do gol para evitar a finalização do adversário. Após o lance, a partida foi encerrada, sendo o título definido na disputa de pênaltis.

PÊNALTIS – Pietro fez 1 a 0 para o Genoma e Otavio deixou tudo igual, 1 a 1. Nas segundas cobranças, Matheus Santos (Genoma) e Guilherme (Águia) converteram os chutes, deixando a disputa empatada em 2 a 2. No último chute da equipe de Poa, Marondi fez 3 a 2. Precisando fazer para levar a série para as cobranças alternadas, Bryan chutou para fora, confirmando a vitória e o título do Sub-13 para o Genoma.

Já na disputa do terceiro lugar, após empate em 1 a 1, o Tramandaí City derrotou o River Jr (Gravataí) na disputa de pênaltis pelo placar de 4 a 3.

OUTROS RESULTADOS

SUB-11

1º – Top 10 (Imbé/Capão)
2º – Valência (Sapucaia)
3º – Genoma (Poa)

SUB-15

1º – Vila Lobos (Capão)
2º – Genoma (Poa)
3º – RS Futsal (Gravataí)

CONTINUAÇÃO

A competição seguirá neste final de semana, com mais quatro categorias. No sábado (6), serão disputadas as partidas do Sub-08 e Sub-10. Já no domingo (7), irão acontecer os confrontos das categorias Sub-12 e Sub-14. Os jogos têm início às 8h e seguirão até a noite. Lembrando que a entrada é gratuita e aberta a toda comunidade osoriense. O Ginásio do Cirão está localizado na Rua da Igreja, no 623, no bairro Porto Lacustre.

CRÉDITOS: Lucas Rodrigues