Cinco pessoas são presas durante Operação Integrada
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) deflagrou, entre quarta (31/01) e quinta-feira (1), a segunda fase da Operação Integrada Litoral Norte e Sul. Ao todo, o trabalho, que durou 24 horas, contou com a participação de 863 agentes e 219 viaturas da Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
A Operação tem objetivo de desenvolver, de forma conjunta, ações de cunho preventivo e repressivo de combate ao crime, fiscalização de estabelecimentos comerciais e de locais público, além do trânsito. Foram identificadas 1.335 pessoas, sendo abordados 483 veículos. Ao todo, foram realizados 469 testes do bafômetro. Também foram fiscalizados 33 estabelecimentos. Além disso, foram cumpridos 56 mandados de busca e apreensão, sendo cinco pessoas presas.
Somadas a primeira fase da Operação, que ocorreu no dia 29/12 de 2023, foram realizadas até o momento em todo o Litoral gaúcho mais de nove mil ações. Lembrando que a Operação Integrada Litoral Norte e Sul está inserida no âmbito da Operação Verão Total, que teve início em 16/12 do ano passado e segue até o próximo dia 10 de março.
DADOS
Desde o início da Operação Verão Total até a última terça-feira (30/01), os indicadores criminais do Litoral do RS apresentaram redução, em comparação com os do mesmo período do ano passado. Os casos de posse de entorpecente, por exemplo, registraram retração de mais de 25%, caindo de 349 para 257 ocorrências. Considerando os crimes de furto e arrombamento a estabelecimento comercial, roubo a estabelecimento comercial (incluindo minimercados e armazéns), roubo a estabelecimento comercial com lesões, roubo de veículo e posse de entorpecentes, o total de casos caiu de 446 para 364, o que representa uma queda de quase 20%.
Os dados compreendem os primeiros 46 dias da Operação Verão Total, em comparação com o mesmo período de 2022-2023. Fizeram parte do levantamento 37 municípios litorâneos, incluindo os 23 do Litoral Norte.