Cidades do Litoral recebem alerta para casos de raiva herbívora

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) emitiu na quarta-feira (6), um alerta sanitário para raiva dos herbívoros em diversos municípios gaúchos. Só no Litoral Norte foram confirmados casos nas cidades de Caraá, Osório, Palmares do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Além desses, a SEAPDR deixou em alerta o município de Capivari do Sul.
A Secretaria está orientando os produtores rurais a vacinarem ou revacinarem seu rebanho para prevenir a doença. Neste ano, de janeiro a setembro, o Programa de Controle da Raiva Herbívora da Secretaria contabilizou 32 focos de raiva em 25 municípios gaúchos.
“Os proprietários dos municípios têm que ficar alertas para vacinar seus animais e relatar mordeduras do morcego hematófago Desmodus rotundus às inspetorias veterinárias. Se isso estiver ocorrendo, equipes da secretaria serão designadas para a região, e para o município onde está ocorrendo o foco, para fazer o controle”, explica o analista ambiental André Witt, do Programa de Controle de Raiva Herbívora.
RAIVA HERBÍVORA – Doença infecciosa transmitida pelo morcego. Esses animais costumam se esconder em troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.A doença é altamente contagiosa e fatal caracterizada por manifestação de natureza nervosa, causada por um Rabdovirus que acomete elevado número de espécies animais, incluindo o homem. Nos animais os principais sintomas são raiva paralítica, começando com mudança de comportamento e evoluindo para perda de apetite, andar cambaleante, dificuldade de respirar e engolir, paralisia e morte.
FOTO: Divulgação