Cidade realizou Festa à Nossa Senhora do Rosário

Cidade realizou Festa à Nossa Senhora do Rosário

OSÓRIO – Se encerrou no final de semana, mais uma edição da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. Um bom público acompanhou o evento, realizado pelo Grupo Maçambique, e que teve como Casal Festeiro José Manoel e Isabel Borges. Com início na última quinta-feira (6), a Festa contou com diversas atividades. No domingo (9) pela manhã ocorreu a Missa e a Procissão, sendo realizado um almoço no Salão Paroquial. Já o encerramento, foi realizado à tarde, com o Arreamento do Mastro.

Além do Tríduo, a programação deste ano contou com a Noite Cultural, onde foram realizadas diversas apresentações artísticas e musicais, com a presença dos Lanceiros Negros, da Banda da APAE, dos grupos Só Balanço, Pagode dos Reis e Situa Samba, além da Intervenção Cênica: Salve a Minha Cor, entre outras atrações.

FOTO: PMO

CONFLITOS PARA A REALIZAÇÃO DA FESTA

Apesar do bom resultado, alguns contratempos por pouco não atrapalharam a realização da Festa. Segundo o presidente do Grupo Maçambique na cidade, Iosvaldyr Carvalho Bittencurt Júnior, um dos fatores foi a diminuição do valor repassado pelo município para a realização do evento. A assessora de Cultura Karla Janayna explicou que o município aportou recurso dentro do que o orçamento possibilitou e enumerou investimentos como: roupas, alimentação, suporte com as noites culturais, além da cedência de condução, que serviu tanta para os dançantes da cidade, como a busca de grupos de outros municípios. “Aplicamos 28 mil reais na Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário”, disse Karla Janayna. Porém, para Iosvaldyr, o valor “é muito pouco para uma festa que está no calendário cultural do município”.

EVENTO PARALELO A FESTA

Além da diminuição de recursos, o Grupo Maçambique também reclamou sobre a realização do Bazar ‘É Daqui tem Valor’, pelo município, no mesmo dia e horário do encerramento da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, ambos a serem realizados na Costa Gama. O presidente do Grupo comentou que pretendia inclusive, levar os visitantes de outros municípios ao Bazar, desde que ele fosse realizado no Museu da Via Férrea, com a proposta de gastronomia e artesanato. Já José Manoel, lamentou, não somente a realização dos dois eventos, mas também a falta de diálogo. “Fomos pegos de surpresa. Nossa proposta é exatamente a mesma, almoço com costelão. Se fossemos avisados poderíamos até mudar a proposta”, disse o Festeiro da Festa.

Carine Azeredo.

Sobre isso, a primeira dama do município, Carine Azeredo, lamentou as colocações do grupo, esclarecendo que o evento era privado, e que o Bazar é somente um convidado. “Mesmo que não tivesse o Bazar, o evento aconteceria igual, com costelão, e fomos convidados antes mesmo de saber do costelão na festa de Maçambique. Fico muito triste com essas colocações, que envolve expositores que ficaram assustados, e o próprio realizador do evento, e tem público para todos. Quem ganha é Osório”, declarou a Primeira-Dama. O evento citado por Carine Azeredo foi o 1º Chica in Fest, que contou com gastronomia, artistas locais e show com a dupla Claus e Vanessa.

Foto: Divulgação