CIDADE

Charlon Muller assume Executivo de Osório

Prefeito em exercício Charlon Muller ao lado da esposa Carla Souza (esquerda) e da filha Bruna (direita). – Foto: PMO

OSÓRIO – A partir desta segunda-feira (11), o presidente da Câmara de Vereadores do município, Charlon Muller, passou a responder como prefeito em exercício da cidade. Charlon substituirá o prefeito Roger Caputi por 20 dias, período que Roger estará gozando de suas férias.

Vale ressaltar que a substituição do cargo ficaria com o vice-prefeito Martim Tressoldi, mas devido a seu afastamento por problemas de saúde, o comando da prefeitura precisou ser passado ao presidente do Legislativo osoriense. A passagem do cargo foi realizada na última sexta (8), durante cerimônia no Gabinete do prefeito.

O ato contou com a presença dos secretários municipais, vereadores, servidores, amigos e familiares de Charlon Müller. Bastante emocionado, o prefeito em exercício destacou estar preparado para enfrentar os desafios da administração municipal e assumir a prefeitura durante os próximos dias. “Quero agradecer esse momento a minha família que sempre esteve junto comigo. Prometo dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado e quero fazer o possível e o impossível para te representar bem prefeito Roger”, afirmou Charlon.

Já Roger, aproveitou para parabenizar o seu substituto:“Tenho certeza que tu estás preparado para este momento. Saio de férias e te desejo todo sucesso nesse período que tu ficarás à frente do município”, declarou o prefeito Caputi.

MUDANÇAS NA CÂMARA

Com a ida do vereador Charlon para a prefeitura, o Legislativo local terá um novo presidente. Quem assumiu no lugar de Muller foi o vice-presidente da Câmara Miguel Calderon (Progressistas). Ele inclusive já comandará a Sessão Ordinária desta terça-feira (12), marcada para às 19h no Plenário Francisco Maineri. O período de Calderon na presidência será por 20 dias, apenas enquanto Charlon permanecer como prefeito em exercício.

Durante cerimônia de passagem do cargo, realizada na manhã de sexta (8), Charlon aproveitou para agradecer a todos que contribuíram na condução dos trabalhos nos sete meses em que esteve à frente do Legislativo e também ressaltou a responsabilidade exigida na condução da gestão pública. Em suas primeiras palavras como presidente interino da Câmara, Calderon declarou que “assumo com tranquilidade para dar seguimento aos trabalhos, seguindo os ritos com seriedade e todo cuidado atinentes à função. Peço a colaboração de todos os servidores durante o período em que estarei conduzindo esta Casa Legislativa”.

Além dos demais vereadores, o ato contou com a presença do prefeito Roger Caputi; do secretário municipal de Obras e Saneamento, Cláudio Aliardi; do secretário adjunto da Pasta, Julio Mirim; do presidente do Progressistas de Osório, Jeferson Silveira da Silva; do vice-presidente do partido, Anildo Messagi; do diretor administrativo do Legislativo, Aluízio Dias; e servidores da Casa.

Miguel Calderon (esquerda) ficará no lugar de Charlon pelo período de 20 dias. – Foto: Adriana Davoglio

Na segunda-feira (11), Miguel Calderon empossou o suplente de vereador Julio Mirim (MDB), a uma cadeira na Casa. Mirim ocupará a cadeira de Charlon Muller pelo período de 20 dias, enquanto o presidente do Legislativo permanecer no cargo de prefeito em exercício.

Essa é a segunda vez que Julio Mirim exercerá o mandato durante a 18ª Legislatura. De setembro a dezembro de 2021, o suplente ocupou a cadeira do vereador João Pereira (MDB), que na época estava cumprindo licença saúde. Neste período Julio teve aprovado o Projeto de Lei (PL) 165/2021, que dispõe sobre a intermediação da mão de obra de trabalhadores via Agência FGTAS/SINE de Osório pelas empresas terceirizadas e licitadas pela Administração Municipal, bem como as empresas beneficiadas com incentivos da Lei 5.201/2013, Lei de Incentivo Fiscal e Econômico do Município. A matéria foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial de 25 de fevereiro de 2022, passando a virar Lei.

TRAJETÓRIA – Julio César Pereira Anelo é osoriense, morador do distrito de Aguapés, onde foi subprefeito. Graduado em matemática, pela Facos, possui pós-graduação em gestão escolar, orientação educacional, supervisão escolar e gestão pública. Ele trabalhou como professor, conselheiro tutelar, coordenador regional e vice-presidente do Sindicato dos Conselheiros Tutelares.

Também foi secretário municipal adjunto da Habitação, Meio Ambiente e Gestão Urbana e esteve à frente da coordenação regional da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE). Ainda atuou como delegado Regional de Saúde, junto a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Antes de assumir o mandato no Legislativo, estava exercendo a função de assessor especial da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento.

Julio Mirim ocupará a cadeira de Charlon Muller na Câmara de Vereadores. – FOTO: Adriana Davoglio