REGIÃOSAÚDE

Centro Obstétrico do Hospital Tramandaí é reaberto

Depois de quase dois meses e meio fechado, o Centro obstétrico do Hospital Tramandaí (HT) voltou a funcionar na terça-feira (18). O local conta com 19 leitos, sendo 11 cirúrgicos e oito clínicos. Isso foi possível após a conclusão da reforma no telhado e do piso da instituição de Saúde. A obra que teve investimento do Estado no valor de 282,6 mil reais, sendo concluída em 30 dias (um mês).

O fato se dá após o Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (Imas) assumir a administração do HT, no dia 1º deste mês. Uma cerimônia marcou a reabertura do local. O ato contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza e da secretária estadual de Saúde Arita Bergmann. Além de representantes do Imas, médicos e funcionários do Hospital.

O HT é Referência na área da Obstetrícia para os municípios de Tramandaí, Imbé, Cidreira e Balneário Pinhal, atendendo cerca de 75 mil pessoas. Somente em 2023, foram realizados cerca de 1,7 mil partos, com média de 140 partos por mês. Porém, no dia 1º de abril deste ano, os serviços precisaram ser suspensos após a paralisação dos mais de 40 profissionais contratados, devido a precariedade das instalações e das más condições de trabalho. Neste período, os atendimentos e partos estavam sendo transferidos para outros Hospitais da região, incluindo o Santa Luzia (Capão da Canoa) e o São Vicente de Paulo (HSVP), em Osório.

Depois do ocorrido, o Governo do Estado, responsável pela gestão da instituição, resolveu cancelar o contrato com a Fundação Getúlio Vargas (FHGV), que estava na administração do Hospital desde 2011, abrindo processo de licitação para uma nova empresa. Após a confirmação do Imas como novo administrador do Hospital de Tramandaí, o Governo do Estado anunciou novas melhorias para a instituição.

O valor total do contrato para a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no HT com o Imas é de R$ 63,99 milhões por ano. Do total, R$ 38,7 milhões são recursos Estaduais, na forma de incentivos, enquanto o restante será pago via recursos Federais. Entre os serviços contratados mensalmente estão 75 partos e nascimentos, mais de mil consultas médicas em atenção especializada (nas áreas de cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia e ortopedia e traumatologia), mil atendimentos de urgência e 700 diagnósticos por tomografia, entre outros.

O Hospital Tramandaí é o único do Litoral Norte que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, além de ser também referência em Gestação de Alto Risco para as 23 cidades da região. A entidade conta com 131 leitos SUS de internação, sendo habilitada como: Centro de Atendimento de Urgência Tipo III para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC); Hospital Dia – Aids; serviço hospitalar para tratamento da Aids, laqueadura, vasectomia, UTI Adulto Tipo II e UTI Neonatal Tipo II. Possui ainda as especialidades de neurocirurgia, traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia e obstetrícia, entre outros. Entre 2019 e 2023 o HT registrou uma média de seis mil internações por ano.

Centro Obstétrico do HT conta com 19 leitos, sendo 11 cirúrgicos e oito clínicos. – FOTO: Guga Stefanello