CEEE investirá R$ 70 milhões no Litoral

CEEE investirá R$ 70 milhões no Litoral

A CEEE Equatorial realizou na manhã de quinta-feira (4), o lançamento do Plano Verão 2025-2026. O anúncio foi realizado durante Coletiva de Imprensa ocorrida na sede da Companhia, em Porto Alegre. De acordo com o presidente da Equatorial, Riberto Barbanera, serão investidos mais de 70 milhões de reais no Litoral gaúcho.

O valor será utilizado para a realização de obras em estruturas, reforço operacional e ações preventivas de manutenção. Entre as iniciativas previstas, está a operação da subestação móvel instalada em Xangri-lá, que irá adicionar 30 MVA de carga ao sistema elétrico litorâneo durante o Verão. A estrutura funciona como uma reserva técnica de grande porte, capaz de aumentar imediatamente a disponibilidade de energia e reduzir o risco de sobrecargas, e irá beneficiar as praias de Atlântida (Xangri-lá) e Capão da Canoa.

O Plano Verão também prevê melhorias em diferentes subestações, incluindo as de Capão Novo e Osório. Já na subestação de Tramandaí, será instalado um transformador que aumentará a capacidade de carga em 20%. Além disso, também serão instalados novos religadores automáticos, equipamentos que, em caso de queda de energia, se ligam automaticamente à rede elétrica, sem a necessidade de que uma equipe vá até o local para realizar o serviço.

O objetivo com tudo isso é fortalecer o abastecimento de energia nas praias durante o Verão, período o qual a demanda mais que quadriplica devido à alta circulação de pessoas, evitando possíveis oscilações ou quedas na Rede.

FORÇA-TAREFA

Iniciada em outubro, segue em andamento a Força-Tarefa realizada pela CEEE Equatorial. Ao todo, serão mais de 38 mil intervenções realizadas em todo o Litoral. As ações incluem correções de defeitos na infraestrutura de distribuição, podas de vegetação e a instalação de novos religadores automatizados.

A iniciativa ainda contempla a lavagem das subestações e redes elétricas contra os efeitos da maresia, processo já realizado em Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão, Osório, Quintão (Palmares do Sul), Torres e Tramandaí. Além disso, até o final de dezembro serão substituídos mais de dois mil postes de madeira por estruturas de concreto.

ATENDIMENTO

Para ampliar a disponibilidade de serviços e garantir mais agilidade nas demandas da população durante a temporada de Verão, a CEEE Equatorial adotou um conjunto de medidas voltadas ao reforço do atendimento presencial e das equipes de campo. Entre as ações, destacam-se a abertura das agências aos sábados, das 8h às meio-dia, e também a ampliação das posições de atendimento nas unidades do Litoral Norte.

Além disso, a Companhia também intensificou as equipes responsáveis por corte e religação e passou a atender, aos sábados, às solicitações de religação de urgência feitas após as 18h de sexta-feira e ao longo da manhã de sábado.

CRÉDITO: CEEE Equatorial