REGIÃO

Casos de afogamento no Litoral Norte superam os do último Verão

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou na segunda-feira (19), os dados atuais da Operação Verão Total 2023/2024. Segundo os números, até o último sábado (17) foram registrados 679 resgates, 134 a mais do que o último Verão.  Dessas, 90% foram registradas entre o final de dezembro e o início de janeiro. Esse é o maior número de resgates na comparação com as últimas quatro Operações Verão.

Mais uma vez, o Litoral Norte gaúcho é a região com mais casos, sendo Capão da Canoa a primeira cidade no ranking, com 170 salvamentos, seguida por Torres, com 89 resgates. As guaritas que mais registram casos são as 75 e 76, em Capão da Canoa, e as 10 e 11, ambas em Torres.

O coordenador operacional da Operação Verão Total, o major Daniel Moreno explica que nas guaritas 75 e 76, em Capão da Canoa, os acidentes ocorrem devido a densidade populacional. Por ficarem localizadas na região central o movimento dos turistas é maior. Desde as primeiras horas da manhã o entorno das guaritas já apresenta uma movimentação intensa. Por outro lado, o motivo das guaritas 10 e 11, localizadas em Torres, estarem entre as que mais registram casos de afogamentos é devido a formação de correntes de retorno. De acordo com o major Moreno, para aumentar a segurança dos banhistas nessas guaritas, o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul intensifica a presença de guarda-vidas, aumenta o número de ações de prevenções, além da presença da moto aquática.

Ao todo, no Litoral Norte foram contabilizados, até o momento, cinco óbitos por afogamentos. Vale ressaltar que nenhum desses casos ocorreu em áreas com guaritas.