Casal que aplicava golpe no Litoral é preso
A Polícia Civil (PC) deflagrou na tarde de segunda-feira (2), a Operação Casa de Papel, com objetivo de desarticular um grupo criminoso que estava aplicando golpes no Litoral gaúcho. Conforme os delegados Diego Traesel e Rodrigo Nunes, um casal estava anunciando, pelas redes sociais, a construção de residências pré-fabricadas.
As investigações iniciaram após uma das vítimas registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia (DP) de Imbé. Aos policiais, a vítima relatou que contratou a empresa para a construção de dois imóveis. Porém, após realizar o pagamento de R$ 34 mil, acabou deixando de ser atendida por eles.
De acordo com as investigações, os criminosos recebiam um adiantamento para início do trabalho, o qual não era realizado. Ao menos 50 pessoas teriam caído no golpe em todo o Estado, na busca do sonho da casa própria. No Litoral, além de Imbé, também foram registrados casos nos municípios de Capão da Canoa, Osório, Torres e Tramandaí. O prejuízo estimado é de mais de meio milhão de reais.
Após as investigações, a Polícia conseguiu identificar um casal envolvido no esquema. A dupla foi presa em Imbé em posse de porções de maconha e cocaína, além de três mil pinos utilizados para fracionamento e comercialização de entorpecentes. Também foi apreendido um simulacro de arma, balanças de precisão, celulares, notebooks, cartões de crédito, dois automóveis e diversos documentos.
Entre as apreensões, os policiais encontraram um contrato firmado no último dia 30 de dezembro, onde a vítima teria pago adiantada a quantia de 10 mil reais. A Polícia acredita que haja mais vítimas que não teriam registrado o golpe. Além dos mandados de prisão, busca e apreensão, também foram cumpridos mandados de bloqueio de contas bancárias.
Os presos, que não tiveram os nomes e as identidades divulgados, foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão a disposição da Justiça. A Polícia Civil segue investigando o caso e não descarta novas ações como essa.
Fotos: PC