CIDADE

Câmara recebe reunião da Comissão sobre Estacionamento Rotativo

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri da Câmara de Vereadores recebeu na tarde de quarta-feira (5), a primeira reunião da Comissão Especial Temporária de Avaliação do Estacionamento Rotativo. A Comissão foi constituída no Legislativo osoriense, por solicitação do líder da Bancada do PDT, o vereador Ricardo Bolzan, para análise do contrato do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado no município.

O grupo de trabalho, integrado por vereadores, representantes do Executivo, de entidades e dos comerciantes, será responsável pelo estudo técnico e jurídico quanto à possibilidade de alteração e/ou rescisão do contrato com a empresa Pare Fácil, vencedora do procedimento licitatório, que operacionaliza o sistema.

Como deliberação, ficou definido que serão oficiados o Sindilojas Litoral Centro, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (Acio) e o Sindicato dos Comerciários, solicitando o envio de posicionamento das entidades sobre avaliação do estacionamento rotativo, apresentando críticas e sugestões. Também será solicitado à Acio os dados de estudo sobre as empresas associadas que encerraram suas atividades a partir da implantação do sistema. Ao Poder Executivo, serão solicitados o envio da evolução percentual da ocupação das vagas do estacionamento rotativo e dos repasses ao município desde a implantação, de informações sobre notificações aplicadas à empresa concessionária e resultados obtidos, bem como sobre o número de empresas abertas e fechadas após a implantação do estacionamento rotativo.

Participaram da reunião, o presidente da comissão e líder da Bancada do PDT, Ricardo Bolzan; o relator e líder da Bancada do MDB, Ed Moraes; o líder da Bancada do PP, Miguel Calderon; a procuradora do município, Janine Costa dos Santos Zart; e os representantes do Conselho Municipal de Trânsito, Sérgio Madalena e o assessor Bruno Renda; do Conselho Municipal de Turismo, Claiton Rogério Barbosa dos Santos; da (Acio), Cleverson Custódio Costa; e da sociedade civil, Cristiano Zart.

O próximo encontro ficou agendado para o próximo dia 13, também na Câmara de Vereadores, a partir das 9h. Na ocasião, será feita a análise dos documentos recebidos e outras deliberações.

Foto: Adriana Davoglio