Câmara de Vereadores recebeu Conferência do Povo de Terreiro

OSÓRIO – A Câmara de Vereadores da cidade foi palco no último sábado (25), da 1ª Conferência do Povo Terreiro. O evento, que contou com aproximadamente 130 pessoas, teve como tema: ‘A diversidade que une’, sendo realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude.
O evento contou com palestras sobre Cultura Afro Brasileira, Segurança Alimentar – Território, Intolerância Religiosa e Criminalidade de Terreiros, além da realização de um ato cultural, entre outras atividades. O objetivo do encontro foi consolidar um plano de metas para implantar a política municipal, estadual e nacional do povo de terreiro, suas atividades e apontar ações efetivas para defesa da liberdade de crenças e contra a intolerância religiosa da Matriz Africana e de Direitos Humanos.
Durante a Conferência também foi realizada a eleição e posse dos seis delegados que representarão o município na busca por estes direitos na II Conferência Estadual do Povo de Terreiro. São eles: Daiane Vargas dos Santos, Estela Mares Nunes da Silva, Ivone Rosa, Jussinara Divina Hilário da Silva, Luisa Vitonella Silva Ramos e Pedro Rogério Fraga. Também foram nominados seis suplentes: Ivone Nazaré da Rosa, Danei Vargas dos Santos, José Henrique dos Santos, João Batista Rodrigues, Valter Luis Marques da Silva e Tatiane Carla Senem.

Estiveram presentes o prefeito Roger Caputi, o deputado federal Alceu Moreira (MDB), o secretário municipal de Saúde Danjo Renê e a assessora de Cultura Karla Janayna, entre outras autoridades. Após o evento, a assessora destacou a importância de ações como essa: “Cada cultura religiosa tem sua contribuição para a história, sendo necessário respeitar cada uma delas. Ficamos felizes em poder promover de forma inédita no município, este espaço de discussão e deliberações para o povo de terreiro. É um importante passo a mais na política pública de reconhecimento dos povos tradicionais e na ofensiva da identidade do povo brasileiro”, declarou Karla Janayna.
