Câmara de Vereadores recebe última Sessão Ordinária do ano
OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de quinta-feira (26), a última Sessão Ordinária de 2024. Estiveram presentes os nove vereadores: Ed Moraes, Luis Carlos Coelhão, Maicon Prado, Ricardo Bolzan e Vagner Gonçalves do PDT; João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Miguel Calderon do PP; e Charlon Muller do União Brasil.
Durante a Sessão, houve a votação do Projeto de Lei (PL) no 111/2024. De autoria do Legislativo, o texto altera dispositivos da Lei Municipal nº 6.965, de 22 de novembro de 2024, que autoriza a contratação emergencial de agentes administrativos. O PL alteraria o número de contratos que, inicialmente poderia ser de um até quatro, fixando o número de contratações em duas. Porém, o novo Projeto foi recusado por unanimidade, com um placas de oito votos contrários. Vale ressaltar que o presidente da Casa, Miguel Calderon, só votaria em caso de empate na votação. Com isso, o texto foi arquivado, permanecendo valendo o PL original.
FALAS DOS VEREADORES
Na última Sessão Ordinária do ano, todos os vereadores utilizaram o seu tempo de fala. O primeiro a falar foi Vagner Gonçalves. Suplente na Eleição de 2024, Vagner deverá permanecer na Câmara. Ao que tudo indica, ele deverá ocupar a vaga de Marcelo Reis, que assumirá como secretário de Educação.
Sem nenhuma experiência no Legislativo, Vagner se disse honrado por participar da 18ª Legislatura, afirmando que teve um trabalho difícil, principalmente, por ser de oposição ao Governo, situação que mudará para o próximo mandato: “Agora como situação, espero contribuir mais do que contribuí nestes quatro anos, sempre lutando e trabalhando pelo interesse na nossa querida Osório e dos nossos munícipes”, declarou o vereador.
CLIMA DE DESPEDIDA
Ao contrário de outros colegas,
VEREADORES REELEITOS
Reeleito, Ricardo Bolzan começou seu discurso agradecendo os demais vereadores pelo trabalho e convivência: “Por mais que tenhamos uma linha de pensamentos distinta, todos foram eleitos para lutarem pelos interesses da nossa cidade e toda comunidade”, ressaltou. No final, aproveitou para também agradecer aos seus eleitores que, segundo ele, “acreditaram no seu trabalho e o coroaram com uma reeleição”. “Que eu possa nesses próximos quatro anos seguir trabalhando em prol da nossa cidade”, disse Ricardo Bolzan.
Outro vereador reeleito, Luis Carlos Coelhão fez questão de ressaltar a importância dos votos conquistados, principalmente no distrito de Aguapés, que o fizeram chegar aonde chegou: “Sempre trabalhei com ética, transparência e, acima de tudo, com muito respeito. Não estou aqui para ajudar ‘A’ ou ‘B’ e, sim, a cidade de Osório. Então, os moradores podem seguir confiando que nos próximos quatro anos seguirei trabalhando com os pés no chão, pensando no bem-estar de todos para podermos construir uma Osório melhor”, afirmou Coelhão.
Sempre bastante polêmico em suas falas, o vereador Maicon do Prado ressaltou a importância de sempre respeitar o povo e desejou que a próxima Legislatura faça valer os votos das urnas. Reeleito, Maicon afirmou que, mesmo sendo do lado do próximo Governo Municipal, irá cobrar a nova administração caso seja necessário: “Vou estar mais quatro anos aqui, representando todos os meus eleitores e todos aqueles que contam comigo, fazendo um trabalho fiscalizador”, declarou Maicon.
Um dos vereadores com mais tempo de Casa na atual Legislatura, Lucas Azevedo (MDB) irá para seu quarto mandato na Câmara. Vale ressaltar que no seu seu último mandato, Lucas não ficou os quatro anos, tendo atuado por 11 meses como secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, em 2021, antes de retomar a sua Cadeira do Legislativo osoriense.
“Fechando mais um mandato com muito trabalho, dedicação e vontade de continuar fazendo aquilo que já vinha sendo feito. Assumo meu compromisso com a população de, mais uma vez, entregar o meu melhor e, independente de partido político, seguirei defendendo aquilo que acredito ser correto e digno”, prometeu Lucas.
SESSÃO SOLENE
Após o encerramento da Sessão foi realizada uma Sessão Solene, onde ocorreu o lançamento da terceira edição do livro: Trajetória do Poder Legislativo Municipal de Osório. A obra da autora Marina Raymundo da Silva traz um resumo da História da Câmara de Vereadores local, apresentando todos os vereadores e suplentes das 18 Legislaturas. Além disso, o livro também conta com uma breve biografia dos ex-presidentes da Câmara.
Além de Marina, a mesa da Sessão Solene foi composta por Vanda Rangel Demczuk, que representou as ex-vereadoras. Já representando os ex-presidentes da Casa, esteve presente Gil Davóglio. Presidente do Legislativo por três oportunidades, o político é um dos com mais mandatos no Legislativo osoriense (cinco), tendo ficado na Câmara de Vereadores de Osório por 30 anos. Por fim, a mesa ainda contou com a presença dos atuais vereadores Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Miguel Calderon.
Após a fala das autoridades, a Sessão se encerrou com o Hino Municipal de Osório. E, na sequência, houve a reinauguração do Galeria dos ex-presidentes da Casa, com a colocação das novas fotos. O ato contou com a presença de ex-vereadores e familiares dos políticos.
CRÉDITOS: Samuel Capra