Caixa Federal avisa que calendário para sacar FGTS sai até o dia 15

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS.

A Caixa Econômica Federal avisa que sai até o dia 15 o calendário de saque do FGTS de contas inativas. A assessoria do banco confirmou a informação para o blog Acerto de Conta$ e Rádio Gaúcha.

O cronograma é esperado por milhões de brasileiros. Deve se basear na data de aniversário do trabalhador, que deverá ir nas agências solicitar a retirada do dinheiro. Semelhante à liberação de saque do abono salarial PIS/Pasep.

***

O calendário que vem sendo publicado e compartilhado nas redes sociais é falso.

***

Na semana passada, o ministro do Trabalho e presidente do Conselho Curador do FGTS, Ronaldo Nogueira reforçou que o fundo de garantia de contas inativas poderá ser sacado entre março e julho. O ministro esteve na Rádio Gaúcha para entrevista ao programa Gaúcha Repórter.

Inicialmente, o Governo Federal falou que começaria em fevereiro, mas a previsão agora é que o prazo se inicie em 13 de março.

Quem deve aproveitar para sacar o FGTS? Veja como consultar seu saldo:

Lembrando que as contas inativas são as que deixam de receber depósitos devido à rescisão do contrato de trabalho. E a medida do Governo Federal vale para as contas inativas até dezembro de 2015.

A intenção é dar um alívio no pagamento de dívidas por trabalhadores que não estão contribuindo e têm recurso retido. E, com isso, injetar R$ 30 bilhões na economia.

Segundo o governo, atinge 10,2 milhões de pessoas. Quase 90% têm valores inferiores a um salário mínimo.