CIDADESAÚDESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Caise completa um ano de atendimento

OSÓRIO – No dia 13 de abril de 2022, a prefeitura inaugurou o Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando (Caise). Localizado na Rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu, o Caise tem co-gestão das Secretarias municipais de Saúde e Educação. Desde sua inauguração, foram mais de cinco mil atendimentos, com mais de 500 pacientes beneficiados.

O Centro conta com atendimento de neurologista, fonodiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e psicólogo, tendo como público alvo os estudantes da cidade, principalmente, os alunos da Educação Especial que apresentam os seguintes diagnósticos: Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, altas habilidades de super dotação e outros transtornos de aprendizagem no desenvolvimento. Segundo o coordenador do Caise, Felipe Garrai, o serviço funciona com encaminhamento via educação. Ou seja, o Núcleo de Educação Especial identifica os alunos que precisam de atendimento e encaminha ao Caise.

Desde sua fundação, Caise realizou mais de cinco mil atendimentos, beneficiando cerca de 500 crianças.

Na última quinta-feira (13), a prefeitura, em parceria com o Sesc e as assessorias de Esporte e Turismo, realizou uma série de atividades para celebrar um ano de atendimento do Caise. A comemoração teve direito a balões, brinquedos infláveis, cama elástico, atividades de pintura e até um bolo de aniversário. “É com grande orgulho que comemoramos um ano da implantação do Caise. Um serviço de ótima qualidade e de grande importância para os pais, que tinham essa demanda há muitos anos na nossa cidade”, declarou o prefeito Roger Caputi, que complementou afirmando que “avançamos bastante no último ano com o atendimento dos educandos e tenho certeza que vamos avançar muito mais com esse trabalho desenvolvido no Caise”, finalizou Caputi.

CARTEIRA DE AUTISTA

Durante as comemorações, o vereador Lucas Azevedo (MDB) realizou a entrega da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA) do município, ao aluno Gabriel Cardoso Borba. A iniciativa foi aprovada no dia 21 de junho de 2022, por meio do Projeto de Lei (PL) 059/2022. De autoria do próprio vereador, o projeto tem como objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Vale ressaltar que a CIPTEA é expedida mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), e deve conter as seguintes informações: Nome completo, filiação, local e data de nascimento, número da carteira de identidade civil, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), tipo sanguíneo, endereço residencial completo e número de telefone do identificado. A Carteira ainda vai conter uma foto 3×4, assinatura ou impressão digital do identificado, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou do cuidador, além de identificação da unidade da Federação e do órgão expedidor e assinatura do dirigente responsável.

A Carteira de Autista tem validade de cinco anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, sendo revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista.

Vereador Lucas entregou a Carteira ao estudante Gabriel Borba.

Também estiveram presentes os secretários Danjo Renê (Saúde), Dilson Maciel (Educação) e Moacir Galimberti (Segurança e Trânsito), entre outras autoridades, além de funcionários do Caise, pacientes, juntamente com seus familiares.

Caise de Osório está localizado na Rua Marechal Floriano, 190, no bairro Caiu do Céu. – FOTOS: PMO