POLICIALREGIÃO

Brigada Militar intensifica ações em escolas do Litoral

A Brigada Militar (BM) segue intensificando as ações de combate à violência em todas as instituições de ensino dos 23 municípios do Litoral Norte gaúcho. Além do aumento do efetivo ao redor das escolas, os Policiais Militares (PMs) estão conversando com direção e professores, interagindo com os alunos e também promovendo palestras de esclarecimentos sobre segurança no meio escolar. Ainda, a Brigada, por meio do setor de Inteligência, vem monitorando manifestações nas redes sociais com objetivo de tentar evitar possíveis ataques.

Na tarde de sexta-feira (14), o comandante interino do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), o tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, esteve reunido, de maneira online, com prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), representantes da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

O encontro virtual serviu para as autoridades discutirem questões de segurança reforçada para os estabelecimentos de ensino. “Estamos trabalhando de forma integrada e transversal com o Ministério Público (MP), preventivamente e no sentido de motivar a paz”, declarou o comandante do CRPO Litoral. O coordenador Regional de Educação, Fabrício Soares, afirmou que todos os órgãos têm que trabalhar com “serenidade, racionalidade e evitar o pânico, porque quem cria essas mensagens quer exatamente isso, o pânico”, disse Fabrício.

Reunião online contou com a participação de representantes da Amlinorte, do CRPO Litoral, da 11ª CRE e do Corpo de Bombeiros da região.

Passada a reunião, no sábado (15), foi lançado um Comunicado Oficial (veja na íntegra no final da matéria) sobre segurança e paz nas escolas. Assinado pela Amlinorte, BM, por meio do CRPO Litoral, além do CBM do Litoral Norte e da 11ª CRE, o comunicado reforça o repúdio a notícias falsas e convida a população à não compartilharem mensagens que possam gerar pânico.

Nos últimos dias, uma série de boatos vem se espalhando pelas redes sociais de ocorrências em escolas da região, como é o caso de Osório. Em um desses casos, foi divulgado que a Escola Prudente de Morais teria sido alvo de tentativa de invasão, na tarde da última quinta (13). Segundo informações, dois jovens tentaram acessar a escola foram do horário de aula, sendo acionada a Brigada Militar. Aos policiais, os menores justificaram que estavam visitando duas meninas (supostamente namoradas). Os brigadianos orientaram os adolescentes para que não realizassem mais esse tipo de ação e os encaminharam para a casa. Conforme a direção do Prudente, situações como essa são “comuns”, mas entende a preocupação dos pais, “principalmente no período em que estamos vivendo”.

Conforme nota divulgada pela Escola Prudente, ainda no mesmo dia, outros dois jovens foram vistos próximo à tela, no fundo da escola. Porém, após buscas, os PMs não conseguiram encontrar os suspeitos. Ainda segundo a nota, os policiais aproveitaram a ocasião para realizar uma vistoria no pátio do colégio. Fique atendo a todo tipo de informações falsas. Em caso de notícias desse tipo, denuncie nos telefones 190 (BM), 181 (Disque Denúncia) ou 193 (Bombeiros).

COMUNICADO

“As forças da Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS estarão atuando fortemente no patrulhamento das escolas da região, com um reforço de 1,7 mil policiais nesta ação preventiva no Litoral Norte do RS. Não houve, até o momento, nenhum fato concreto de incidente grave nas escolas do Litoral Norte. As denúncias foram identificadas, verificadas e solucionadas adequadamente. O incidente registrado no município de Maquiné foi devidamente interceptado pela Inteligência das Forças de Segurança Pública, em um trabalho eficiente e constante. O Corpo de Bombeiros Militar do Litoral Norte e os Bombeiros Voluntário estarão visitando as escolas para tranquilizar e orientar sobre as medidas de prevenção. As prefeituras estão empenhadas da defesa das escolas, reforçando a segurança, capacitando as equipes e redobrando as medidas protetivas com novas tecnologias”.

NÃO DAR VAZÃO A FAKE NEWS: Notícias falsas causam pânico e desestabilizam a ordem social e emocional, desnecessariamente.

TER RESPONSABILIDADE PARENTAL: Orientar crianças e adolescentes para os riscos de brincadeiras de mau gosto ou perigosas. Revisar o material escolar e as predileções nas redes sociais dos filhos.

AULAS NORMAIS: As atividades letivas em todas as redes de ensino permanecem normais no Litoral Norte do RS, com apoio das forças de Segurança.

SEGURANÇA E PAZ NAS ESCOLAS É O OBJETIVO DE TODA COMUNIDADE”, encerra o Comunicado.