Brigada Militar inicia Operação Golfinho
A Brigada Militar (BM) deu início na quarta-feira (20), a Operação Golfinho 2023/24 no Litoral Norte gaúcho. O efetivo, originário de diversas Unidades da Corporação, foi recebido pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral) nos municípios de Capão da Canoa, sede do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), e Cidreira, área do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
A Operação Golfinho é coordenada pelo subcomandante-geral da BM, o coronel Douglas da Rosa Soares. Ele esteve em Capão, acompanhado dos comandantes do CRPO Litoral, o tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, e do 2º BPAT, o tenente-coronel Noé Jesus da Costa, além do subcomandante do Batalhão, o major Leonardo da Rosa de Souza, e dos comandantes das Companhias (Cia) de Polícia Militar (PM). As autoridades presentes receberam os Policiais Militares (PMs) que irão atuar na Operação. Já em Cidreira, os brigadianos foram recebidos pelo comandante do 8º BPM, o major Luiz César Lima do Santos; o subcomandante do Batalhão, o capitão Joelson Ferri; além dos comandantes das Cias do 8º BPM.
OPERAÇÃO
Com o início do Verão e o aumento na circulação de pessoas no Litoral, a Brigada Militar irá intensificar seus trabalhos. Durante a Operação Golfinho, serão empregadas todas as modalidades de policiamento da Corporação: motorizado, a pé, motocicletas, bicicletas, a cavalo e com cães. As ações também contarão com a participação dos agentes dos Comandos Rodoviário (CRBM) e Ambiental (CABM), e dos Batalhões de Choque (BCHq), Aviação (BavBM) e de Operações Especializadas (Bope).
Algumas praias contarão com as Bases Móveis Comunitárias (BMCs), que registram determinadas ocorrências, prestam informações diversas e entregam pulseiras de identificação para crianças, onde são escritos nome e telefone dos responsáveis para serem chamados, caso elas se percam.
Como já é de costume, as Bandas de Música da BM irão animar moradores e veranistas em espaços públicos. As datas de apresentações serão divulgadas, periodicamente, nas redes sociais da Brigada Militar. A Operação Golfinho seguirá até os primeiros meses de 2024, tendo encerramento previsto no dia 26 de fevereiro.