Brasas de churrasco na areia provocam queimadura de 3º grau em banhista em Capão da Canoa

As tão aguardadas férias de verão se transformaram em transtorno para uma jovem de 17 anos em Capão da Canoa. No final da tarde do último sábado (14), Isabela Azzi caminhava na beira da praia, quando sentiu o pé queimar. Não era, no entanto, dor por conta da alta temperatura da faixa de areia. A causa da queimadura foi brasa de churrasco, que estava enterrada no local.
Por conta do incidente, a rotina de Isabela durante as férias mudou. O pé da jovem inflamou, e o tratamento não fica restrito apenas a anti-inflamatórios. No hospital, uma raspagem teve que ser realizada.
“Todos os dias tenho que voltar ao hospital para fazer um novo curativo”, conta Isabela, que também revela que as visitas hospitalares devem durar por menos mais 20 dias.
Major do Corpo de Bombeiros, Éverton de Souza Dias lamenta o incidente e afirma que ainda não havia visto um caso como este.
“De certa forma, é comum haver casos de pessoas que pisam em vidros. À noite, as pessoas bebem e quebram a garrafa em muros ou nas guaritas, e os estilhaços ficam na areia. Infelizmente, não havíamos recebido registro de um caso como este de brasa quente enterrada”, diz, antes de pedir cuidado redobrado durante as caminhadas na areia:
“Esse pedido de cuidado decorre infelizmente de uma questão cultural. Temos que olhar nos pontos onde pisamos e olhar para as crianças. Às vezes, elas acabam mexendo em objetos no chão que podem cortar”.

É inegável que neste veraneio tem sido comum a presença de churrasqueiros à beira-mar. Especialmente em finais de semana de tempo bom, são frequentes as carnes assadas na faixa de areia. No entanto, algumas dicas básicas e necessárias para evitar riscos a outras pessoas e danos ao meio-ambiente devem ser seguidas. Em reportagem do jornal Zero Hora do último domingo, o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar listou as principais:

> Não é permitido fazer fogo direto na areia.
> Não pode nem mesmo abrir o guarda-sol e ficar bobeando nas dunas, que são áreas de preservação permanente. Então, fazer churrasco nas dunas é estritamente proibido.
> Não pode entrar com o carro na faixa da areia. Estacione o carro na rua e leve a churrasqueira portátil debaixo do braço.
> Não se deve deixar nenhum tipo de resíduo na beira do mar.
> A brasa precisa ser levada embora no final do churrasco.

Fonte: RdG