REGIÃO

Boto é encontrado morto em praia do Litoral

Um boto-de-Lahille (Tursiops Gephyreus) foi encontrado morto na beira da praia de Tramandaí, entre as guaritas 146 e 147, por volta das 10h da manhã de quarta-feira (18). Uma equipe do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do RS (UFRGS) foi até o local para recolher o animal e fazer a análise para identificar a causa da sua morte.

Segundo o Ceclimar, o boto apresenta muitas marcas de rede de pesca. Conforme a necrópsia, trata-se de um macho de 2,92 metros. O animal apresentava problemas nos pulmões e alguns ferimentos externos. Os especialistas irão comparar as características da nadadeira dorsal do mamífero para saber se ele pertencia ao projeto Botos da Barra ou se veio de fora.

O boto-de-Lahille é uma espécie ameaçada de extinção. Esse tipo de animal se caracteriza por ser bem costeiro, com habitat no RS e também nos países do Uruguai e Argentina. Professor da UFRGS e pesquisador do Ceclimar, o coordenador do projeto Botos da Barra, do Litoral Norte, Ignacio Moreno, explicou que alguns animais entram na barra de Tramandaí e Imbé. Esses mamíferos marinhos são dóceis, curiosos e frequentam o Litoral gaúcho. Essa espécie foi reconhecida como ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente em portaria publicada no dia 07 de junho de 2022. Foi a primeira vez que entraram oficialmente nessa lista de risco, atualizada a cada cinco anos pelo governo federal.