ESPORTESSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Bocal de Prata fica em 2º no Rodeio de Imbé

Entre os dias 11 e 14 de maio, foi realizado o XVI Rodeio Crioulo Internacional de Imbé. O evento, realizado pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura, em parceria com o Piquete Tradicionalista Gaúcho (PTG) Sentinela da Cultura, ocorreu no Parque Municipal de Eventos, localizado as margens da ERS-786, no balneário Santa Terezinha.

A programação contou com shows, bailes, provas artísticas, campeiras e gineteadas, distribuindo mais de R$ 90 mil em prêmios. No final, o Rodeio acabou superando todas as expectativas, atraindo milhares de pessoas ao longo dos quatro dias de festividade. Além da congregação entre os tradicionalistas e visitantes, o evento teve como destaque a solidariedade, com a arrecadação de aproximadamente 20 toneladas de alimentos que serão distribuídos às famílias da região em situação de vulnerabilidade social.

As provas artísticas foram uma das grandes atrações do Rodeio de Imbé, encantando o público com apresentações que exaltaram a tradição gaúcha. Danças típicas, competições entre invernadas e shows musicais abrilhantaram a programação do evento, além de disputas inéditas como o torneio de truco, que reuniu dezenas de participantes. E teve osorienses conquistando prêmios: o PTG Bocal de Prata ficou com o 2º lugar nas Invernadas Pré-Mirim e Mirim.

Invernadas Pré-Mirim e Mirim ficaram em 2º no Rodeio de Imbé.

Já as provas campeiras foram marcadas pela superação das expectativas. Com centenas de participantes, o Rodeio contou com 380 duplas de laçadores inscritas, maior número registrado em toda a história da festa. Competidores vindos de mais de 200 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além dos países da Argentina e Uruguai participaram das disputas.

A tecnologia também esteve presente na celebração realizada na semana do 35° aniversário de emancipação político-administrativa da cidade. Um moderno painel de LED instalado na zona de retorno dos laçadores informava, em tempo real, os próximos competidores a serem chamados pelo narrador, proporcionando agilidade e dinamismo às provas. Além disso, um telão estrategicamente posicionado em frente às arquibancadas, que foram durante boa parte dos quatro dias de disputas, permitiu que o público acompanhasse os momentos mais emocionantes das provas, através dos replays transmitidos logo após as apresentações.

Outra inovação foi a informatização do rodeio, que dispensou as planilhas em papel utilizadas para anotar as provas. Com um sistema moderno e eficiente, todas as informações foram registradas eletronicamente, agilizando a divulgação dos resultados e facilitando o trabalho dos organizadores.

Rodeio acabou distribuindo mais de R$ 90 mil em prêmios. – FOTO: PMI

Para o prefeito de Imbé, Ique Vedovato, o sucesso do evento consolida o município como destino turístico de referência, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural da região. Ele também destacou o esforço coletivo de vários segmentos do governo para deixar o Parque Municipal de Eventos em condição de receber o público visitante. “O XVI Rodeio Crioulo Internacional de Imbé reafirma a importância do evento como um dos principais símbolos da cultura gaúcha e destaca a dedicação da prefeitura e de todos os envolvidos na organização. Através da valorização das tradições, do espírito de solidariedade e do uso da tecnologia, realizamos, sem dúvida alguma, o maior Rodeio da história de Imbé”, disse o prefeito de Imbé.