BM realiza ato solene de passagem do comando do 2º BPAT
A Brigada Militar (BM), por meio do Comando Regional do Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), realizou na manhã de sexta-feira (9), a cerimônia de passagem do comando do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT). O ato ocorreu na sede do 2º BPAT, em Capão da Canoa, e contou com a presença do comandante do CRPO Litoral, o coronel Sergio Gonçalves dos Santos, além do prefeito de Capão Amauri Magnus.
O cargo foi ocupado pelo tenente-coronel Noé Jesus da Costa, o qual já estava cumprindo as funções desde agosto deste ano. Ele substituiu o capitão Juliano Antônio Giboski, ficou de maneira interina na função entre os meses de junho e agosto de 2022. O tenente-coronel Noé incluiu na Brigada Militar em 1991, tendo feito sua formação como soldado em Tramandaí. Já em 1996, ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar. Entre Unidades onde ele serviu estão o 1º e o 5º Regimento de Polícia Montada (RPMon) e o Hospital da BM de Santa Maria.
Durante sua fala, o coronel Sergio afirmou que Noé “é um oficial de alto gabarito e que por ter iniciado sua carreira na cidade de Tramandaí conhece as peculiaridades da região”. O comandante do CRPO Litoral ressaltou que o tenente-coronel “tem uma grande missão pela frente”, visto as características do 2º BPAT, e no final, desejou sucesso ao oficial. Já o prefeito de Capão da Canoa destacou a importância do relacionamento dos poderes Executivo e Legislativo em prol da segurança pública, evidenciando o trabalho realizado pelo capitão Giboski, no período em que esteve no comando do Batalhão, e ainda, o trabalho realizado na 1ª Companhia PM, que comanda desde 2017. Amauri também deu as boas-vindas ao tenente-coronel Noé e colou-se à disposição do Comando do 2°BPAT. Lembrando que o 2º BPAT é responsável pela segurança de 12 municípios do Litoral Norte gaúcho: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.