CIDADEPOLICIALREGIÃO

BM intensifica ações nas escolas do Litoral Norte

Desde a última semana, a Brigada Militar (BM) vem reforçando o patrulhamento preventivo junto a escolas, em todos os municípios do Litoral Norte gaúcho. O trabalho começou após instituições de ensino receberem mensagens de ameaças de ataque e invasão. Conforme a Polícia Civil (PC), foram registradas denúncias nas Delegacias de Polícia (DPs) de Capão da Canoa, Balneário Pinhal e Osório, entre outros municípios da região.

O policiamento está fazendo de tudo para tentar evitar casos como a barbárie ocorrida na última quarta-feira (5), quando uma creche foi alvo de um ataque na cidade de Blumenau (SC). Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades entre quatro e sete anos. Além disso, outras cinco ficaram feridas. Em um vídeo nas redes sociais, o prefeito de Osório Roger Caputi afirmou estar tomando todas as providências para garantir a segurança dos alunos, professores, funcionários e toda comunidade escolar. Segundo ele, foi solicitado que a Ronda Patrimonial passe a atuar mais junto as escolas da cidade, o que já pode ser visto durante os últimos dias.

Brigada Militar tem intensificado segurança em frente as escolas. – FOTO: BM

O comandante-geral da BM, o coronel Claudio dos Santos Feoli, salientou que a presença de guarnições nas proximidades dos colégios é algo rotineiro por parte da Corporação. “Viaturas circulando em vias públicas onde há escolas ou paradas junto a elas são ações de segurança pública, que traduzem a tradicional proximidade da Brigada Militar com o meio escolar e a prática da filosofia de polícia comunitária. Exemplo disso é a Operação Volta às Aulas, realizada a cada início de ano letivo, em todos os municípios, reforçando o policiamento ostensivo na retomada das atividades de alunos e professores”, disse o coronel Feoli.

O chefe do Executivo osoriense solicitou ao secretário de Educação, Dilson Maciel, que convencesse direção, supervisão e professores para que “todos se mantenham alertas em relação a qualquer mudança de comportamento” dos estudantes. Conforme Roger, psicólogos e profissionais da área de saúde irão auxiliar “nesse processo complexo que envolve a educação do município”, complementou. O prefeito Caputi ainda alertou para que todos fiquem atentos a qualquer indivíduo suspeito rondando as escolas. Nesse caso, a própria instituição poderá solicitar ajuda, por meio dos telefones: (51) 3601-1790 (Secretaria de Segurança Pública), (51) 3663-8206 (prefeitura de Osório) ou 190 (Brigada Militar).

A BM lembra que o telefone 190 é o canal mais rápido para as pessoas chamarem uma guarnição para atendimento e que existe o ‘Disque Denúncia’, pelo número 181, para informações anônimas sobre qualquer situação que envolva risco à segurança. Ao mesmo tempo, a Corporação tranquiliza a sociedade, pois não há motivação para pânico envolvendo questões junto a escolas e os órgãos de segurança estão atentos.

Prefeito osoriense Roger Caputi afirmou estar tomando todas as providências para garantir segurança dos alunos.

MAIS SEGURANÇA

Desde a tragédia ocorrida em SC, os órgãos de Segurança Pública do Estado veem trabalhando para evitar que isso aconteça no RS. Uma reunião do Ministério Público (MP) com as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e de Educação (Seduc), junto com a Brigada e Polícia Civil, tratou na segunda-feira (10), sobre a segurança no ambiente escolar e supostas ameaças que circulam nas redes sociais. Desde a semana passada, o MP gaúcho, o Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) e as agências de inteligência das forças de segurança do Estado monitoram o tema no RS.

Durante o encontro, o Ministério Público apresentou medidas preventivas adotadas pela instituição, especialmente por seu Núcleo de Inteligência (Nimp), seu Cybergaeco e seus Centros de Apoio Operacional. Além disso, reforçou a rede de comunicação entre os promotores de Justiça Regionais de Educação, que cobrem todo o território gaúcho, para análise de casos suspeitos. A Seduc ressaltou que tem monitorado intensivamente, a partir do diálogo com os órgãos de segurança, todas as suspeitas e boatos em circulação. A pasta ressaltou que não há qualquer alteração na rotina de aulas, e tranquilizou pais e professores para que sigam mantendo as atividades dos alunos normalmente.

Órgãos de Segurança do RS estiveram reunidos na segunda-feira (10). – FOTO: MP

ADOLESCENTE APREENDIDO EM MAQUINÉ

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na noite de terça (11) por suspeita de envolvimento no planejamento de um possível ataque a uma escola no município de Maquiné. Com ele, foram recolhidos materiais de apologia ao nazismo. Conforme a PC, o menorfoi identificado a partir de outra apreensão de adolescente, realizada no Paraná. Conforme a Polícia, ambos teriam relação, já que o gaúcho estaria sendo orientado pelo paranaense a atacar uma escola nesta semana.

O delegado Marco Antônio de Souza afirmou que o adolescente foi apreendido por “ato análogo a terrorismo e admitiu que planejava um ataque iminente”. Policiais cumpriram mandado de busca da casa onde o adolescente estava com os pais, que foram conduzidos para prestar depoimento na delegacia de Osório. No local foram encontrados diversos objetos, como: bandeiras e fotos nazistas e fascistas, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, além de um simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes.

De acordo com o delegado, os pais do adolescente também foram detidos. Ele entende que seria “impossível” o menor ter guardado todo o material sem os pais saberem. O casal deverá responder por apologia ao nazismo. Agora, a Polícia investiga para descobrir se o possível ataque planejado para Maquiné teria ligação com outros no Brasil e com grupos neonazistas. Após o ocorrido, o prefeito de Maquiné, João Marcos, decidiu por cancelar as aulas no município.

Na quarta-feira (12), a juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Osório, Conceição Aparecida Canho Sampaio, decretou a prisão preventiva dos pais do adolescente. Além disso, a magistrada ordenou a internação do menor na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Segundo o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), o caso do adolescente tramitará em sigilo na Vara de Infância e Juventude Osório. Já o processo dos pais do menor seguirá para a Vara Criminal da Comarca. De acordo com o secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, o casal irá responder pelos crimes de corrupção de menores, associação criminosa e racismo, em razão do material alusivo ao nazismo encontrado na residência onde eles moram.

Durante buscas na casa do menor apreendido, policiais aprenderam armas e diversos objetos referentes ao nazismo. – FOTO: PC

OUTROS MENORES APREENDIDOS

Na manhã de quarta (12), a Brigada Militar foi acionada após uma aluna de 11 anos ser flagrada carregando uma adaga e dois martelos. O caso aconteceu na Escola Cívico Militar Luiz de Oliveira, localizada na Praia de Magistério, em Balneário Pinhal. Conforme a BM, os objetos estavam na mochila da menina. Na mesma turma, foi encontrado um frasco contendo hipoclorito de sódio em posse de um adolescente de 13 anos. Também foram apreendidos os celulares dos dois menores. Diante da situação, os responsáveis dos estudantes foram chamados a Escola e os dois menores foram encaminhados aos cuidados do Conselho Tutelar. Os materiais apreendidos foram levados à Delegacia de Pinhal, onde foi registrada ocorrência.

Policiais apreenderam adaga, martelos e vidro com hipoclorito de sódio em escola de Balneário Pinhal. – FOTO: BM

MOVIMENTAÇÃO EM CIDADES DA REGIÃO

A prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, está ampliando as ações de patrulhamento em todas as escolas da cidade. Durante a semana, foi realizada uma reunião no Gabinete do prefeito Luiz Carlos Gauto para colocar em prática as medidas de prevenção no município.

Ficou definido que as viaturas da Brigada Militar e Guarda Municipal, estarão realizando o patrulhamento nos turnos da manhã, tarde e noite em todas as escolas de Tramandaí. A ação também terá o apoio de empresas de monitoramento e vigilância. “Nosso objetivo é fundamentalmente trazer segurança para nossos alunos, pais e profissionais de educação. Conversamos com o Comandante da Brigada Militar, o capitão João César Verde Selva e definimos as ações que serão realizadas em todas as escolas de Tramandaí”, explicou o secretário de Segurança, Transportes e Trânsito de Tramandaí, Claudiomir da Silva Pedro.

Vale ressaltar que Tramandaí possui o programa ‘Escola Mais Segura’, onde as instituições de ensino têm contato direto com a Guarda Municipal (GM). Além disso, já estão em andamento o projeto para a instalação nas escolas municipais do ‘Botão do Pânico’. O sistema emite um alerta quando acionado para a sede da GM que prontamente presta o atendimento.

Em Imbé, a prefeitura ampliou os serviços de segurança nos 21 estabelecimentos de ensino da cidade. Uma reunião realizada no Gabinete do prefeito Ique Vedovato na terça-feira (11) tratou sobre o tema. Conforme Ique, além da Guarda Municipal de Imbé (GMI) intensificar o patrulhamento já existente nas escolas, nos próximos dias, um aplicativo para telefones celulares interligará as instituições com a guarnição para ações imediatas em possíveis casos de violência nas instituições. Para isso, todos os professores e funcionários receberão capacitação para uso da ferramenta, fora do horário das atividades escolares.

Já na cidade de Terra de Areia, a prefeitura, em parceria com a Brigada, irá realizar as seguintes ações: -Implantação de sistema de Monitoramento por câmeras nas escolas; contratação de Segurança Privada para todas as escolas: e elaboração de um plano de contingenciamento específico para acesso as escolas, que será elaborado em parceria com o conselho escolar, pais, professores e demais interessados. “Com muita responsabilidade e a atenção que o momento exige, estamos em busca de soluções para garantir segurança e um ensino de qualidade às nossas crianças’, declarou o prefeito de Terra de Areia Aluísio Curtinove Teixeira.

Por fim, em Santo Antônio da Patrulha, a Brigada realizou na manhã de quarta (12), na Câmara de Vereadores no município, uma reunião para promover ações de segurança pública na comunidade escolar. Na oportunidade foram alinhadas diretrizes entre os órgãos públicos na proposição de medidas de segurança e na projeção de ações a curto e longo prazo, para garantir um mecanismo de apoio na comunidade escolar. Além da BM, estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal da Educação, Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Executivo e Legislativo patrulhense.

Reunião na quarta-feira (12), foi para debater ações que serão realizadas em Santo Antônio da Patrulha. – FOTO: BM

MANIFESTAÇÃO EM ARROIO DO SAL

Moradores de Arroio do Sal, assustados com toda a situação referente a série de ameaças disparadas em redes sociais, se mobilizam para realizar uma manifestação pacífica, no sábado (15). A principal reivindicação dos moradores é a presença de um vigilante na entrada de escolas, além da presença de órgãos de segurança. A saída está marcada para acontecer às 15h, em frente ao Sicredi, no Centro da cidade.

SUPOSTO ATAQUE EM ESCOLA

Em meio a tanta informação, uma notícia falsa de que um adolescente teria sido apreendido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Amaral, de Osório, acabou se espalhando e causando mais preocupação aos pais dos estudantes da região. Devido a repercussão, a instituição envolvida resolveu se pronunciar e emitiu uma nota explicando o ocorrido:

“Prezadas famílias, diante dos áudios que estão circulando no Whatsapp, envolvendo o nome da escola, gostaríamos de esclarecer o ocorrido: Alguns pais vieram até a direção relatar que, na noite de ontem (11/04), um aluno havia postado no Story do seu telefone fotos com touca ninja. Diante desta informação, solicitamos a presença dos responsáveis do mesmo na escola e simultaneamente comunicamos às autoridades competentes. O aluno, juntamente com o seu responsável, foi encaminhado às autoridades competentes para as devidas explicações. Gostaríamos de enfatizar que não houve nenhuma situação fora da nossa rotina dentro do ambiente escolar”, afirmou a nota.

Diante desta situação, os órgãos de Segurança locais reforçam que a divulgação desses fatos sem averiguação, tornam o problema ainda maior, além de gerar pânico na população. A Secretaria Municipal de Educação de Osório lamentou os fatos noticiados e lançou uma nota se pronunciando sobre a divulgação desse tipo de informação:

“A Secretaria Municipal de Educação lamenta os fatos noticiados ultimamente envolvendo escolas e causando grande apreensão em muitas famílias. Considerando preservar a segurança e integridade física das crianças, estudantes e profissionais, comunicamos que a administração pública encaminhou orientações às unidades de ensino e conta com o apoio da Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Informamos que a rotina escolar precisa seguir e sugerimos que as famílias verifiquem as mochilas dos seus filhos, estas devem conter apenas o material escolar, façam a conferência nos smartphones e computadores, bem como realizem monitoramento de sites e jogos online acessados pelas crianças e adolescentes. Acreditamos que a união de todos, família e escola, na aplicação de medidas preventivas são essenciais e imprescindíveis nesse momento. Comunicamos ainda que medidas adicionais de segurança estão sendo estudadas pela administração pública’, diz a nota assinada pelo secretário de Educação de Osório, Dilson Maciel.

REFORÇO DE POLICIAIS NAS ESCOLAS

Na tarde de quarta (12), o governador Eduardo Leite anunciou o adicional de mais de 1,7 mil policiais no patrulhamento durante o período de jornada escolar. O anúncio foi realizado após reunião com os secretários estaduais Sandro Caron (Segurança Pública) e Raquel Teixeira (Educação) para discutir medidas de reforço da proteção às instituições de ensino. Segundo Leite, o reforço policial será mantido durante todo o tempo em que for considerado necessário para tranquilizar a população quanto à segurança de alunos, professores e demais profissionais da educação.

Governador fez núncio na tarde quarta (12), após reunião com secretários de Segurança e Educação. – FOTO: Matheus Lopes