A Brigada Militar estima que os 1,3 mil policiais anunciados pelo governoestarão nas ruas a partir de fevereiro de 2017 para o estágio operacional. Em um primeiro momento, eles serão supervisionados por outros PMs.
Até lá, serão chamados, passarão por exames obrigatórios e, em seguida, farão o curso de formação. A previsão para formatura é metade de 2017.
O edital para chamar os 530 previstos na segunda fase do Plano Estadual de Segurança já foi publicado. No entanto, esse grupo só começará o curso de formação quando os outros 770 também forem chamados.
A nomeação desse segundo grupo, prevista para março do ano que vem, foi antecipada pelo governador José Ivo Sartori há uma semana, quando foi anunciado o nome de Cezar Schirmer como novo secretário da Segurança.
Neste fim de semana, começa o estágio operacional de um outro efetivo de 160 soldados que estão em formação, como explica o sub-comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal’Lago.
“Eles vão atuar no Parque Harmonia neste fim de semana. Em setembro e outubro, vão estar supervisionados por PMs mais antigos em eventos, como Oktoberfest, jogos de futebol e em áreas de comércio, como Assis Brasil e Azenha, em Porto Alegre”, destaca.
A formatura dos policiais está prevista para metade de dezembro.