CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Biblioteca Fernandes Bastos celebra aniversário de 80 anos

OSÓRIO – Teve início na quarta-feira (5), as comemorações dos 80 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos. As atividades foram realizadas no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, com organização da equipe da Biblioteca, em parceria com a prefeitura local, por meio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude.

As comemorações tiveram início com a apresentação do Coral Municipal, que encantou o público com a apresentação de três músicas. O grupo de aproximadamente 25 integrantes, contou com a participação das meninas do Coral Infanto-Juvenil da cidade. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que retornou as atividades a pouco mais de um mês.

Assessora de Cultura Karla Janayna, secretário Dilson, vereadores João Pereira e Ed, além do prefeito Roger estiveram presentes durante o evento.

Logo após, foi a vez das autoridades subirem ao palco do Largo. A diretora da Biblioteca, Adriana Costa, fez questão de ressaltar o trabalho de sua equipe e a importância do local em relação ao incentivo à leitura, principalmente, junto as escolas. Já a assessora de Cultura Karla Janayna, complementou, dizendo que a Biblioteca é importante para todos, inclusive na formação das crianças e jovens. Para quem não sabe, a Fernandes Bastos recebe, semanalmente, turmas dos colégios municipais para realizarem atividades de leitura.

O secretário de Educação, Dilson Maciel, parabenizou Adriana pela articulação que a Biblioteca tem com a população, sendo de grande importância para a comunidade. O “prédio histórico”, como chamou o secretário é, segundo ele, “a segunda casa” dos escritores osorienses e também espaço de “maior formação” de professores e servidores locais. Ainda durante sua fala, Dilson lembrou da reivindicação da diretora pela recuperação da Biblioteca, realizada em 2022. Após muito estudo, a prefeitura, em maio deste ano, assinou a Ordem para início das obras no local. O trabalho está sendo realizado pela MD serviços e construções Ltda, com investimento de 222 mil reais, por parte da prefeitura. É importante destacar que o local ficará fechado por dois meses para continuação das obras.

O vereador Ed Moraes (MDB) destacou a idade da Biblioteca, que, segundo ele, vem “resistindo ao tempo e as novas tecnologias”. E declarou: “Que venham muito mais anos, preservando o livro físico”, disse Ed. Vale ressaltar que o vereador foi que deu o bolo para a comemoração do aniversário da Biblioteca. Já o prefeito Roger Caputi afirmou que a Biblioteca é uma referência no Estado, sendo conhecida por seu acervo e trabalho. E garantiu que seguirá trabalhando para que isso continue: “Devemos preservar os livros e nossa literatura. Vamos continuar lutando e zelando pela Biblioteca, para que ela siga sendo uma referência para nossa cidade”, ressaltou Roger.

Também estiveram presentes a 1ª Dama Carine Azeredo, o vereador João Pereira (MDB), os secretários municipais Juarez Nunes (Administração) e Julio Mirim (Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária), escritores locais, além da comunidade em geral.

Banda Municipal animou a todos com apresentação de quatro músicas. – FOTOS: PMO

APRESENTAÇÃO DA BANDA E PARABÉNS

Após as falas das autoridades, foi a vez da Banda Municipal subir ao palco e realizar sua apresentação. Ao todo, foram tocadas quatro músicas, incluindo Anunciação (Alceu Valença) e Canto Alegretense. No final, foi cantado o ‘Parabéns’, sendo acompanhado por todo o público presente e, em seguida, foi assoprada a vela e cortado o bolo dos 80 anos da Biblioteca Pública Fernandes Bastos.

OUTRAS ATIVIDADES

As comemorações seguiram na quinta (6), onde centenas de crianças das escolas municipais participaram da Contação de Histórias. A atividade foi realizada de manhã e à tarde e contou com a participação da escritora Rosane Castro.

BIBLIOTECA – Criada por meio do Decreto Municipal no 035 de 15 de março de 1943, a Biblioteca Municipal Fernandes Bastos foi registrada no dia 05/07 do mesmo ano. Localizada a 31 anos no mesmo endereço, na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, a Biblioteca Municipal conta atualmente com 25 mil registros, possuindo 7,8 mil usuários cadastrados.