Balanço da Operação Verão mostra dados positivos na segurança

upload-20160110110304jacini_litoralOs relatórios levantados pelo comando da Operação Verão, na área da Segurança Pública no Litoral Norte, são positivos, com redução significativa no número de afogamentos e diminuição de vários crimes em relação ao mesmo período do ano passado, como homicídios, roubos e furtos, de acordo com o secretário Wantuir Jacini. “Estamos com salva-vidas em mais de 300 guaritas em todo o litoral e vamos continuar trabalhando para que tudo continue melhorando”.

O secretário reuniu em Capão da Canoa, neste final de semana, representantes dos órgãos de segurança (Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros) para uma avaliação do trabalho desenvolvido até agora no Litoral Norte. Os dados da Operação Golfinho da Brigada Militar, que integra a operação, referem-se ao período de 19 de dezembro até a última sexta-feira (8).

Os números apontam 211 salvamentos no Litoral Norte, oito no Litoral Sul, 15 em águas internas, além de dois afogamentos registrados. No policiamento ostensivo foram feitas 1.073 prisões, 63 veículos foram recuperados, 51 armas apreendidas, mais de 40 mil veículos fiscalizados, 37 foragidos foram capturados, 1.061 veículos recolhidos e mais de 11 mil veículos autuados.

O Comando Ambiental apresentou dados parciais referentes ao período de 24 de dezembro até a última quarta-feira (6). Entre os materiais apreendidos estão 13.480 metros de rede, uma motosserra, três armas de caça, um veículo, duas tarrafas, 227 cartuchos e duas facas.

Após a reunião de trabalho, Jacini sobrevoou a orla para vistoriar a estrutura das guaritas e visitou a Base Móvel Comunitária instalada à beira mar em Capão da Canoa. Torres e Tramandaí também contam com essa estrutura de policiamento comunitário, uma em cada balneário.

Em Capão da Canoa há 14 guaritas, uma delas havia sido danificada por vândalos, mas a prefeitura já providenciou o conserto com a ajuda da iniciativa privada. A guarita estará em funcionamento nesta semana. Dos balneários litorâneos que fazem parte do município de Capão da Canoa, Curumim tem quatro estruturas de salva-vidas e Capão Novo outras dez, todas em funcionamento. Em fevereiro, haverá uma nova reunião de avaliação dos trabalhos.

Texto: Cristiane Viegas/Ascom SSP
Edição: Léa Aragón/Secom