CIDADEESPORTES

Audiência Pública discute sobre política de incentivos ao desenvolvimento do cicloturismo no município

OSÓRIO – Os vereadores estiveram reunidos na noite se segunda-feira (8) para discutirem o Projeto de Lei (PL) 11/2022. De autoria do vereador Miguel Calderon (Progressistas), o PL, que está tramitando na Câmara desde julho deste ano, institui a Política de Incentivos ao Desenvolvimento do Cicloturismo no município.

Ele tem como objetivos o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física; valorização da cultura e dos atrativos turísticos; o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e movimentação da economia; a promoção da mobilidade e acessibilidade, e de aspectos de segurança que envolvem esta prática.

A discussão sobre o tema, proposta pelo líder da Bancada do PDT, Ricardo Bolzan, que é relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), contou com a presença do prefeito Roger Caputi, e do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, Eduardo Pellegrini.

O encontro, que ocorreu no Plenário Francisco Maineri, também reuniu praticantes de ciclismo, representados por Tiago Bitencourt, apresentador do Programa Papo de Bikers, da Rádio Comunitária 98.1; e pelo fundador do grupo Boca Braba Cycling, Joelson Magni (Cabritho), criado em 2019 com o objetivo de promover eventos ciclísticos. Também acompanharam a Audiência Pública, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Osório, Tiago Antolini, e a assessora parlamentar Flávia Barth.

Durante a reunião, foram discutidas questões como a criação e o traçado dos circuitos e rotas cicloturísticas, sinalização específica e a celebração de convênios. Também foram levantadas a possiblidade de parcerias públicas e privadas para a implementação da proposta. Vale ressaltar que o texto segue em discussão na CCJ da Câmara e não tem previsão de quando irá a votação. Lembrando que para isso acontecer, o projeto precisa receber o aval da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, como acontece com todos os Projetos de Lei antes de serem votados.

Foto: Adriana Davoglio.