CIDADE

Audiência Pública discute sobre LOA 2024

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na tarde de terça-feira (19), uma Audiência Pública, onde foi discutida a Lei Orgânica Anual (LOA) 2024. Promovida pela Comissão de Orçamento, Educação e Serviços Municipais (COESM) do Legislativo, a Audiência contou com a presença do presidente do COESM, João Pereira (MDB); e do vereador Charlon Muller (MDB), relator do Projeto de Lei (PL) 191/2023, o qual estima a receita e fixa a despesa do município para o ano de 2024. Também estiveram presentes o secretário municipal de Finanças, Renato Ferrari; a coordenadora do setor de Contabilidade, Roselaine Barreto de Oliveira; o contador Roberto Silveira; e a assessora da Secretaria de Finanças, Daniela Barsalini.

De acordo com o secretário de Finanças, a previsão de receita para 2024 é de aproximadamente R$ 304 milhões, valor acima do estabelecido para 2023, que ficou na casa dos 297,5 milhões. Durante sua fala, Renato ressaltou que todos os valores são estimados, ou seja, podem ser maiores ou menores, devendo ser analisados com cautela, sempre dando um olhar especial para as despesas fixas.

O aumento, mesmo que pequeno, foi comemorado por Ferrari, ainda mais, devido ao último ano que o município passou. Conforme Renato, 2023 foi um ano de aprendizados. “Após a perda dos royalties do petróleo, em maio, começamos a ter um cuidado maior e melhor com o dinheiro, fixamos melhor as despesas, nos readaptamos e passamos a procurar novas receitas”, comentou o secretário.

O trabalho da Administração fará com que o município deva terminar com as contas no azul ao final do ano, pelo menos é o que prevê a prefeitura. Entretanto, deve se ter um cuidado ao analisar o superávit, visto que, segundo o secretário Renato, muitos recursos já estão destinados para o próximo ano.

Secretário Municipal de Finanças Renato Ferrari.