SAÚDESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Associação dos Deficientes de Pinhal recebe doação de computadores

Equipamentos permitirão que entidade, criada no final de 2022, aprimore a gestão, melhore rotinas administrativas e a divulgação de seu trabalho.

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani realizou recentemente a doação de dois computadores e uma impressora para apoiar o trabalho realizado pela Associação dos Deficientes de Balneário Pinhal (Adebap). Em Pinhal, a empresa conta com uma unidade de extração de resinas naturais, como breu e terebintina, oriundas de florestas sustentáveis de pinus.

Devido à falta desses equipamentos, a Adebap, criada no final do ano passado, enfrentava limitações para organizar suas ações. “Agora é mais fácil manter em dia a relação de pessoas atendidas, produzir relatórios, controles e outros documentos importantes, assim como atualizar nossa rede social para divulgar diferentes ações e campanhas. Neste ano, por exemplo, organizamos banhos de mar para pessoas com deficiência, em cadeiras de rodas especiais, e uma demonstração de basquete em cadeira de rodas”, ressalta Josemar Martins, presidente da entidade.

Para Irani, ações que envolvem pessoas com deficiências estão entre as prioridades. Em 2022, a Irani criou o programa Gera Acessibilidade, que prevê um novo olhar para todos os espaços físicos na companhia com o objetivo de tornar o local de trabalho um lugar onde todos, pessoas com deficiência (PCDs) ou mesmo com problemas temporários de locomoção, se sintam confortáveis e seguros.

Todas as unidades fabris estão passando por ajustes para garantir a acessibilidade. Ao valorizar os espaços físicos adequados, entre outras ações, a companhia consegue estar acima da meta, com 5,15% de contratações de PCDs. Em 2023, a companhia também lançou seu primeiro banco de talentos específico para PCDs, onde é possível cadastrar currículos para vagas nas unidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

SOBRE A IRANI

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do   setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal, além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.